No final do ano passado, quando lançou sua fanpage no Facebook, a Alelo tinha como principal desafio se tornar mais conhecida e relevante para um público que pouco conhecia a marca. “Antes de lançarmos a nossa fan page passamos seis meses monitorando a marca para dimensionar o modelo de operação e criar a linha editorial para comunicação. Sabemos do potencial do Facebook e precisávamos estar preparados para este novo passo”, afirma Ronaldo Varela, Diretor Executivo de Marketing, Comercial e Produtos da Alelo.
Com mais de 3,2 milhões de usuários, a empresa de cartões-benefício e pré-pagos atende principalmente ao mercado B2B, tendo assim pouca proximidade com o consumidor final. Além disso, apesar de a companhia estar há 10 anos no mercado, a marca Alelo existe há apenas um ano e meio. Antes disso, era mais conhecida por seu então principal produto, o Visa Vale.
Para atingir seu principal público-alvo, trabalhadores de todas as idades e profissões, a linha criativa foi desenvolvida a partir do próprio monitoramento da marca nas redes sociais. Piadas sobre o fim do crédito, ou recarga do cartão, aliado a mensagens sobre alimentação e fatos cotidianos do mundo corporativo, inspiraram as comunicações e posts criados pela Ideal, agência de Mídias Sociais da Alelo .
Com esta estratégia, a empresa alcançou em abril o primeiro lugar em engajamento no Facebook, segundo o Social Bakers. “O resultado alcançado demonstra que com uma estratégia consistente e conteúdo relevante que conectem a marca a comportamentos naturais do consumidor, é possível conquistar e engajar fãs, mesmo com temas que aparentemente não seriam tão atrativos para a rede social”, comenta Fabio Frazão, gerente executivo de marketing digital e negócios online da Alelo.