A Algar Telecom anuncia a criação da Estação, novo modelo de trabalho adotado por parte da operação, que vai ao encontro de um dos principais objetivos da empresa: se tornar cada vez mais digital e com um design organizacional inovador, para melhorar a experiência dos clientes. A Estação, que começou a rodar em dezembro do ano passado, forma equipes multidisciplinares orientadas 100% à metodologia Agile, modelo que vêm ganhando destaque no mercado por agregar valor às entregas das empresas, uma vez que permite uma resposta mais rápida às mudanças e na resolução de problemas. A expectativa é que 70% das áreas aplicáveis da Algar Telecom – marketing, TI, engenharia, processos, entre outras – esteja trabalhando neste formato em até 36 meses.
“Empresas novas, principalmente startups, já estão nascendo com este formato de trabalho. Porém, para empresas maiores e mais consolidadas, como a Algar Telecom, isso é uma verdadeira transformação”, comenta Melissa Kfouri Marino, head da Estação Algar Telecom. Para que essa transformação aconteça e seja moldada em ações mais ágeis, a atuação dos squads (equipes multidisciplinares) da Estação será focada em missões específicas, para que possam entregar ao cliente soluções mais personalizadas às suas necessidades. “Para acelerar esse processo e antecipar nosso futuro, estamos trabalhando no desenvolvimento de jornadas digitais com foco na experiência do cliente e soluções TIC, além do foco na evolução dos nossos associados”, completa.
As equipes trabalham em modelos de experimentação, que possibilitam mais dinamismo e agilidade, e são organizadas em formato de comunidade, sem estrutura hierarquizada, o que dá mais autonomia aos profissionais. “Queremos ofertar aos nossos clientes os melhores produtos e, para isso, entendemos que também é preciso uma mudança interna. Dessa forma, a Estação nos permitirá não apenas entregar o digital, mas também executar de forma digital”, comenta a executiva. A Estação conta com o apoio do Brain – Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), fundado pela Algar Telecom para a preparação dos profissionais que passarão a trabalhar no novo formato. Atuando como um centro de capacitação, o Instituto acelera o processo de transformação da companhia, contribuindo para o desenvolvimento interno e de soluções digitais inovadoras a serem entregues ao mercado.
CONCEITO POR TRÁS DA ESTAÇÃO
Tendo como inspiração as estações espaciais, que realizam investigações profundas e trabalham missões críticas a partir de uma visão mais “distante da Terra”, a Estação Algar Telecom dá aos profissionais a possibilidade de saírem de seu ambiente de trabalho tradicional, e visitarem um espaço diferente em que ideias disruptivas, agilidade e dinamismo sejam premissas. Assim como o mercado vem se movimentando para reinventar seus processos, a Algar Telecom também tem investido nisso. Ao criar a Estação, a companhia propõe um ambiente mais colaborativo, que possibilita aos associados inovar utilizando modelos de experimentação, analisando as necessidades do mercado e criando soluções mais adequadas para cada necessidade do cliente. “Entendemos que esse processo pode nos permitir criar um novo formato de entrega com menos burocracia, além de instigar mais a interação entre pessoas”, finaliza a Head da Estação Algar Telecom.