As empresas que procuram aprimorar o desempenho nos negócios, mesmo com a atual crise econômica global, devem concentrar-se em três objetivos estratégicos para 2009, segundo a Accenture, empresa global de tecnologia, consultoria e outsourcing. O primeiro é atuar em novas geografias para atingir novos clientes, talentos, capital ou matéria prima. Outro é focar no desenvolvimento de negócios locais em cada um dos mercados atendidos. E por fim, construir ou adaptar redes globais de comunicação que permitam a movimentação de pessoas e informações, de forma rápida, eficiente e efetiva.
Tais conclusões, que tratam de questões críticas dos setores privado e público, estão concentradas no que a Accenture chama de “mundo multipolar” – um sistema global com diversos centros de poder econômico e de negócios -, e seu impacto nos mercados emergentes e desenvolvidos. Para tanto, a empresa desenvolveu o estudo “Estratégias para atingir alto desempenho em um mundo multipolar – escolhas para desafios Globais” a companhia avalia como os negócios de alta performance – companhias com desempenho superior aos seus concorrentes – obtêm sucesso, por meio da definição de objetivos, estratégias e crenças diferenciadas.
“Verificamos a necessidade crescente das empresas dominarem imperativos operacionais para obterem sucesso, especialmente durante tempos econômicos difíceis. Neste contexto, cabe destacar a gestão de custos; aquisição e retenção de clientes; excelência operacional e um programa eficaz de fusões e aquisições”, informa Mark Foster, executivo-chefe da área de consultoria da Accenture. “Os empresários ainda precisam aprender a lidar melhor com o crescimento da intervenção e regulação governamental, já que governos de todo o mundo têm agido para acalmar mercados e estabilizar suas economias”.
Entre os principais resultados do estudo “Estratégias para atingir alto desempenho em um mundo multipolar – escolhas para desafios Globais” estão:
– Empresas de alto desempenho são mais propensas que as baixo desempenho (44% contra 20%) a investirem na descoberta de novos talentos e direcionarem seus investimentos para esta questão em mercados estrangeiros, em larga escala.
– Quase nove em cada 10 empresas de alto desempenho estabeleceram suas próprias academias de ensino, para ampliar a capacitação técnica e desenvolver qualificações em gestão. Além disso, 92% ainda fecharam parcerias com instituições, governos e comunidades locais.
– 73% das empresas de alto desempenho, comparado a 59% de baixo desempenho, experimentam novos modelos de negócio para atrair novos clientes em mercados locais.