Amazon se mantém como marca mais valiosa de varejo

A Amazon manteve o título de marca de varejo mais valiosa do mundo no Ranking 2017 BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands, da WPP e Kantar Millward Brown. A marca também teve o crescimento mais rápido no BrandZ Retail Top 20, acima de +41% (US$ 40,1 bilhões), ano a ano. O ranking combina entrevistas com mais de 3 milhões de consumidores globalmente, análise de resultados e análise de performance de cada empresa (usando dados da Bloomberg e da Kantar Worldpanel).
Um dos motivos da Amazon repetir o bom resultado foi a busca por inovação, com iniciativas como Amazon Prime Pantry e Amazon Prime Now. Também construiu a reputação como empresa que repensa todas as formas de varejo com conceitos para lojas check-out free, onde o pagamento é feito por meio de um aplicativo, sem ter que passar no caixa. Inovações como Amazon Echo & Alexa combinadas com movimentos para desenvolver os benefícios de se inscrever no Prime também reforçaram o poder de seu ecossistema tecnológico, fortalecendo a fidelidade e a satisfação do cliente.
 
As oportunidades apresentadas por lojas físicas (Brick-And-Mortar) também foram aproveitadas pela Alibaba, empresa de comércio eletrônico da China, que manteve a segunda posição nas marcas de varejo TopZ BrandZ com um valor de marca de US$ 59,1 bilhões. A empresa entrou em parceria com o Grupo Bailian, que opera quase 5.000 lojas na China. O movimento também expande o ecossistema do grupo, permitindo que a Alibaba ligue as plataformas de comércio eletrônico online, Tmall e Taobao, e sua função de pagamento Alipay, com Bailian. A Alibaba também está construindo uma atuação global e agora é uma das principais vendedoras automotivas na Rússia, de acordo com a Kantar Retail, e está investigando o estabelecimento de um centro de logística na Bulgária e um centro de distribuição na Croácia.
O sucesso dos gigantes do comércio eletrônico ajudou o varejo a se tornar o setor de crescimento mais rápido no ranking BrandZ deste ano, +14% em relação a 2016. Esta é uma tendência de longo prazo com o valor da marca dos players de comércio eletrônico aumentando coletivamente em mais de +380% nos últimos 12 anos, enquanto os varejistas tradicionais perderam -23% do seu valor em geral.
 
As outras marcas que compõem o Top 20 de varejo também estão intensificando seus esforços digitais. O Home Depot, especialista em melhoria domiciliar (marca nº 3, +11% a US$ 40,3 bilhões), investiu em digital, alavancando o tamanho e a gama de produtos de suas lojas para oferecer aos clientes uma variedade de maneiras de comprar, incluindo clicar e coletar. Já o Walmart (marca nº 4, crescendo +2% para US$ 27,9 bilhões) adquiriu vários varejistas de vestuário de comércio eletrônico, bem como a Jet.com, um player de comércio eletrônico com histórico de incentivar os consumidores a gastar mais online através de preços baixos, mostrando quando eles podem economizar em determinadas compras. Além de estender o negócio online do Walmart, os movimentos ampliaram a base de clientes com compradores mais jovens e mais urbanos que seus consumidores tradicionais.
“O ritmo do varejo sempre foi rápido e furioso, mas nos 12 anos desde que os rankings do BrandZ começaram, as regras do jogo mudaram radicalmente. O Walmart foi superado como a marca de varejo mais valiosa do mundo pela Amazon e duas marcas chinesas de comércio eletrônico estão no Top 10. O comércio eletrônico reformulou radicalmente o mercado e as marcas de varejo e essas mudanças estão programadas para acelerar. As marcas de varejo que não oferecem experiência única e centrada no cliente online e offline continuarão a sofrer. O futuro do varejo não é o que costumava ser”, comenta David Roth, CEO da The Store WPP para EMEA e Ásia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima