A Associação de Mídia Interativa (AMI) anuncia a formação do Comitê de E-mail Marketing. Com a criação do grupo, a entidade abre um centro de discussões para profissionais e empresas envolvidas com e-mail marketing com o objetivo de apoiar as ações dessa mídia como um canal de valor para anunciantes e suas agências. Dados da Jupiter Communications revelam que o e-mail é 14 vezes mais eficiente que o banner e duas vezes mais que a mala direta. Enquanto o custo por cliente é de cerca de US$ 6 por mensagem de correio eletrônico, o da mala direta gira em torno de U$ 18.
Desenvolvimento de código das boas práticas e regras de e-mail marketing, validação da privacidade (credibilidade) para editores e proprietários de listas e educação da indústria sobre o valor do e-mail marketing por meio de estudos de casos, pesquisas e palestras, são os projetos e metas que embasarão as iniciativas do grupo. Um dos pontos mais críticos a serem levantados pelo Comitê de E-mail Marketing da AMI é a questão da privacidade, nem sempre respeitada quando o assunto é correio eletrônico. Estima-se que o combate ao spam tenha custado US$ 9 bilhões às empresas americanas em 2002. Outros US$ 4 bilhões teriam sido perdidos em produtividade. A soma, apontada pela Ferris Research, envolve o tempo gasto para cada usuário para baixar, ler e apagar a mensagem indesejada.