No último dia 05 de fevereiro, a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, aprovou o seu Plano Estratégico 2015-2024, que define, em linhas gerais, onde a empresa quer estar em 10 anos. Como apresenta o seu relator, o conselheiro Igor de Freitas, o conceito do Plano é a “formulação de uma estratégia organizacional de longo prazo, por meio da qual se busca aprimorar o conhecimento sobre o ambiente em que a organização está inserida”. Ele ainda acrescenta que será um “conjunto de ações que dará novo rumo à instituição”.
Faz parte do Plano quatro objetivos principais:
1) Promover a ampliação do acesso e do uso de serviços, com qualidade e preços adequados, na qual visa direcionar ações regulatórias para assegurar que todo brasileiro,independente da renda, escolarização ou localização geográfica, esteja integrado às informações no menor prazo possível;
2) Estimular a competição e a sustentabilidade do setor, ou seja, a proposta é procurar pela concorrência saudável, mas ainda assim a geração de valor, procurando o desenvolvimento do país.
3) Promover a satisfação dos clientes, assim, a empresa pretende se aprofundar na compreensão das exigências sociais relacionadas aos serviços de telecomunicações. Nesta etapa, ela quer ser percebida pelos clientes como uma organização que se preocupa em apontar soluções para os problemas que, naturalmente, podem vir a surgir nas relações de consumo.
4) Promover a disseminação de dados e informações setoriais, a fim de ajudar na tomada de decisões e tornando-se uma fonte crível de dados que traduzam a realidade do setor no País.
Além disso, a agência também criou o Grupo de Implantação e Acompanhamento do Plano Estratégico, Giape, com a responsabilidade de detalhar e tocar o projeto e que será coordenado pelo redator. Será a partir do Giape que, até o fim de março, as iniciativas prioritárias serão apresentadas e o cronograma formatado.