Fundador e CEO da Gooxxy expõe as soluções que a greentch oferece para compatibilizar produção e consumo há tempo de evitar o descarte
O crônico problema do desperdício de produtos, diante do descompasso entre planejamento produtivo e demanda, potencializado no pós-pandemia com mercados cada vez mais dinâmicos e imprevisíveis, vai encontrando, aos poucos, iniciativas na direção de contribuir para a melhoria do cenário. Dessa forma, ainda ajudam a combater a fome e possibilitar um planeta mais sustentável. Com o lema “Recolocar é melhor que desperdiçar”, a greentech Gooxxy trilha por esse caminho e vem alcançando bons resultados, desde 2018, ao oferecer tecnologia e consultoria que refina o planejamento e permite entrega e consumo em tempo hábil para cada alimento ou produto, com mais rentabilidade aos fornecedores. Demonstrando de que forma a tecnologia aplica inteligência para mudar positivamente o destino de mercadorias que iriam para o lixo, Vinicius Alves Abrahão, fundador e CEO da Gooxxy, foi o convidado, hoje (16), da 647ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Ao falar da gênese da empresa, Vinícius, afirmou que seis anos atrás, incomodado com o nível de desperdícios de produtos gerado pelo desequilíbrio entre produção e consumo, começou a pensar na criação de um sistema que pudesse minorar o problema. Mais do que isso, traria rentabilidade às organizações, sustentabilidade ambiental, apoio social e, consequentemente, melhorias na economia do País. Foi quando criou a XPrajá, cujo objetivo, desde o início, era recolocar no mercado produtos que iriam para o lixo, notadamente no âmbito de alimentos, o que, para ele, expressa um enorme contrassenso descartar comida enquanto parcela da população sofre com o problema da fome. Depois de contar como foi o processo de convencer outras pessoas a investirem no mesmo sonho e propósito, o executivo falou da mudança de nome para Gooxxy a partir de 2018, elaborado pela equipe de marketing para dar uma simbologia de “goo,” significando ir com velocidade, e “xx” representando a multiplicação.
De acordo com o CEO, somente no passado, a startup já proporcionou mais de R$ 500 milhões em produtos recuperados. Quando indagado sobre a estruturação estratégica do negócio, como foi descoberto o modo de agir no momento certo, com os clientes precisos e na entrega em tempo hábil, respondeu que trabalhar com produtos sob prazo de validade, realmente demanda uma ação com grande grau de assertividade. “Foi quando sentimos a necessidade de criar inteligência em nossa plataforma chamada ‘Recoloca’. Trata-se de uma operação cirúrgica, em que tudo é analisado e executado com precisão.” Pelo volume alcançado e a complexidade do desafio, a tecnologia da greentch conseguiu desenvolver capacidade para estabelecer métricas que identificam onde cada tipo de produto é mais consumido. Dessa forma, pode também direcionar as entregas para essas regiões onde cada um dos itens pode ser usufruído na velocidade adequada. Trata-se, dessa forma, de um refinamento dos estudos já realizados pelas próprias indústrias.
No espectro mais abrangente da atuação da empresa, enquanto geradora de oportunidades com foco em propósito para a sociedade e o país, o executivo explicou que, desde a fundação, a startup opera à base de um tripé. O primeiro deles é oferecer acesso a produtos mais baratos, elevando o consumo e ajudando a mitigar o problema da fome, seguido da interferência positiva na questão ambiental, já que desvia a rota dos alimentos e itens de consumo que seguiriam para o lixo. E, não menos importante, ele considera o aumento de rentabilidade das empresas, transformando em venda o que seria desperdício. Quando perguntado se os clientes B2B levam alguns desses alicerces como o preponderante para fechar negócio, Vinícius assegurou que, na verdade, há um equilíbrio nesses conceitos dentro da tomada de decisões.
O crescimento também foi impulsionado pelas diversas necessidades de encontrar soluções dentro das circunstâncias da pandemia, permitindo que os números se elevassem e apontassem, inclusive, para planos de expansão para outros países. No Brasil, a greentch já ostenta um portfólio de 1,1 mil clientes, distribuídos nas categorias de food services, distribuidores e varejistas de todo País. Esse crescimento exponencial permitiu complementar o propósito da empresa, destinando parte da receita em projetos sociais junto com parceiros expressivos nessa área.
Depois de garantir que a solução oferecida é customizada, Vinícius explicou como é resolvida a situação em vários tipos de produtos, como, por exemplo, bolos, panetones, shampoos, etc., com ampla gama de perfis de consumidores finais e características peculiares de região, tudo metrificado e com solução customizada. Isso só é possível, segundo ele, com muita tecnologia embarcada no processo, representando 70% do que é aplicado para alcançar os resultados esperados. “Quanto aos desafios do pioneirismo, conseguimos vencê-los com a agilidade de mudar o que não estava dando certo. Mesmo porque, não há parâmetros de concorrência para nos orientar.” Houve tempo ainda para o fundador da Gooxxy esmiuçar o monitoramento do que ocorre na ponta da atividade junto aos consumidores finais, os detalhes do projeto de internacionalização da marca, aspectos de logística e de melhoria permanente da experiência do cliente.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 646 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerrará a semana amanhã (17), com o Sextou, que debaterá o tema “Inovação: A necessária resposta rápida às transformações”, ao reunir Breno Strussmann, diretor geral da Mercur; Felipe Almeida, cofundador e VP de vendas e marketing da Zup; Renato Costa, CIO e CMO da Odontoprev e Mário Lemos, head de inovação e Biome da Novartis Brasil.