Apple é a primeira marca de U$ 200 bi

A Interbrand anunciou que Apple, Google e Amazon são as três marcas mais valiosas de 2018 em seu ranking Best Global Brands, no qual Luxo e Varejo são os setores dominantes. O ranking é construído com base em três atributos principais, que contribuem para o valor acumulado de uma marca: a performance financeira dos produtos e serviços sob a chancela da marca; o papel da marca na decisão de compra do consumidor; e a força da marca para garantir um preço premium ou ganhos futuros para a empresa.
Este ano, a lista traz dois novos entrantes e três retornos. Spotify entra na posição #92 (USD $5.176m), e Subaru na posição #100 (USD $4.214m) pela primeira vez. Chanel retorna na posição #23 (USD $20.005m, tendo figurado no ranking pela última vez em 2009). Hennessy também está de volta, desta vez na posição #98 (USD $4.722, também na classificação pela última vez em 2009), e Nintendo na posição #99 (USD $4.696m, na lista pela última vez em 2014).
“Uma década depois da crise financeira global, as marcas que estão crescendo mais rápido são aquelas que intuitivamente entendem seus consumidores e fazem movimentos audaciosos que encantam e entregam de novas maneiras,” disse Charles Trevail, Global Chief Executive Officer da Interbrand.
Por seis anos consecutivos, Apple e Google se mantêm nas primeiras posições. O valor da marca Apple cresceu 16% para USD $214.480m, e o valor da marca Google cresceu 10% para USD $155.506m. Amazon conquistou 56% de crescimento e é a terceira marca a atingir um valor de marca de 100 bilhões de dólares (USD $100.764m), além de ser a marca com melhor performance entre as 28 marcas que tiveram crescimento de dois dígitos. Atrás da Microsoft na quarta posição (USD $92.715m), estão a Coca-Cola (USD $66.341m), Samsung (USD $59.890m), Toyota (USD $53.404m), Mercedes-Benz (USD $48.601m), Facebook (USD $45.168m). E o McDonald´s (USD $43.417m) volta a figurar entre as Top 10.
As cinco marcas com maior crescimento incluem Amazon (56%); a entrante de 2017 Netflix (45%); Gucci (30%); o Salesforce.com (23%), que também entrou no ranking em 2017; e Louis Vuitton (23%). Com uma queda de 6%, o Facebook saiu deste grupo, depois de fazer parte dele por cinco anos.
Mais da metade das Best Global Brands vieram de cinco setores: Automotivo (16), Tecnologia (13), ServiçosFinanceiros (12), Luxo (9), e Bens de Consumo (9). Luxo é o novo setor com maior crescimento em termos percentuais (42%), substituindo Varejo, que manteve um crescimento impressionante em segundo lugar (36%). Eletrônicos é o terceiro (20%), Artigos Esportivos é o quarto (13%), seguido por ServiçosFinanceiros (10%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima