As chaves de sucesso para as pequenas

Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) 35% das pequenas e médias empresas paulistas concorrem com grandes empresas. E dessas, um terço se diz prejudicada pela concorrência com grandes corporações. Com base nisso, Pedro João Gonçalves, consultor do SEBRAE-SP, orienta os empreendedores de PMEs pensarem em concorrência e não apenas em concorrência com grandes empresas.
“O empreendedor deve procurar se manter atualizado quanto à evolução, tanto do mercado em que atuam, quanto à evolução das preferências dos consumidores”, sugere Gonçalves. O consultor afirma que é importante observar que os hábitos e preferências dos consumidores podem se alterar com o passar do tempo e por isso a atualização constante é de extrema necessidade para o bom sucesso da empresa de pequeno porte. 
Uma alternativa para acompanhar as preferências do público-alvo do produto ou serviço são as redes sociais. De acordo com pesquisa do SEBRAE-SP, 14% das PMEs brasileiras utilizam fóruns, comunidades virtuais e webconferencias para se relacionar com o consumidor. “Os canais sociais são uma opção tanto para a divulgação de produtos e serviços, como para estabelecer uma interação com potenciais clientes”, comenta o consultor.
Outro fator vantajoso para as PMEs, de acordo com a indicação de Pedro João Gonçalves, é a utilização de softwares que otimizem a gestão da empresa. Uma pesquisa do SEBRAE-SP constatou que 75% das PMEs possuem microcomputador e 34% das empresas de micro e pequeno porte possuem um software de gestão integrada. “Esses aplicativos subisidiam o gerenciamento de diversas atividades na empressa. Com eles é possível realizar diversas tarefas por um mesmo aplicativo, o que otimiza o uso da informática na empresa”, finaliza o consultor.

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