As grandes já foram…



A maioria das companhias brasileiras (88%) utilizam pelo menos uma mídia social como plataforma de comunicação, de acordo com o estudo Latin America Social Media Check-up, da Burson-Marsteller. O resultado representa aumento de 25 pontos percentuais desde 2010 e está acima da média da América Latina, de 65%, e global, de 87%. A pesquisa examina como as 25 maiores empresas do Brasil e de outros países da América Latina utilizam as plataformas das redes sociais mais populares: o Twitter, o Facebook, o YouTube, blogs e o Google Plus.

 

“O estudo mostra não só o aumento da presença das empresas nas redes sociais, mais um crescente engajamento das organizações com seus stakeholders”, afirma Ramiro Prudencio, CEO da Burson-Marsteller para a America Latina. “Mais da metade das organizações conversa com seus seguidores através das respostas (@) e retweets. O número de ´Likes´ por página no Facebook cresceu exponencialmente. Hoje, as empresas não divulgam conteúdo, mas estabelecem diálogo com suas audiências”, completa.

 

Além do crescimento no uso das mídias sociais, o estudo permite notar que as empresas têm desenvolvido perfis diferentes para as várias marcas, o que possibilita que elas dialoguem com públicos específicos em mercados bem definidos. “As organizações têm usado as redes sociais de maneira mais estratégica, criando conteúdos direcionados para cada um de seus públicos”, afirma Cely Carmo, estrategista de mídias digitais da Burson-Marsteller para a América Latina.

 

NÚMEROS Latin America Social Media Check-up 2012

. O uso do Twitter pelas empresas analisadas cresceu 53%;

. 52% das maiores empresas brasileiras estão no Facebook;

. As empresas brasileiras têm, em média, mais de 515.000 seguidores;

. 28% têm blogs corporativos;

. 40% das empresas brasileiras pesquisadas já estão no Google+;

. Média de seguidores por perfil corporativo saltou de 19.023 para 66.958, desde 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima