A Samsung é a marca cujos internautas brasileiros são mais propensos a indicar para amigos ou parentes nas redes sociais. De acordo com pesquisa realizada pela SurveyMonkey. O estudo completo identificou o comportamento de 5.639 usuários de mídias sociais por meio da análise de dados coletados em 11 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Tomando-se como base apenas o recorte Brasil, 500 internautas foram questionados. O objetivo da pesquisa era entender as razões que levam as pessoas a serem engajadas ou não em promover ou denegrir uma marca nas redes sociais.
No Brasil, o resultado mostra que Nike, Nestlé, Sony e Apple aparecem, logo após a Samsung, como as marcas que os internautas estão mais propensos a indicar por meio das redes sociais. A primeira companhia brasileira nesta lista é a Natura, na 9ª colocação, atrás de empresas como Adidas, LG e Omo, sexta, sétima e oitava do ranking, respectivamente.
Brasileiro é engajado em interagir
A pesquisa ainda apontou que características do brasileiro quanto ao engajamento em indicar marcas a amigos ou parentes nas redes sociais. Os “promotores”, aqueles que defendem e indicam um serviço ou produtos para seus contatos, são muito engajados em seguir ou curtir páginas das empresas. No Brasil, 78% afirmam fazê-lo. Sendo que a média dos países pesquisados fica em 66%.
Sobre as razões pelas quais as pessoas curtem ou seguem uma marca, a maioria dos brasileiros (77%) afirmaram que fazem isso para ficarem por dentro de ofertas e novas informações de um produto ou serviço. Interagir diretamente com a empresa é a segunda opção dos internautas (58%); e, para 57% deles, é importante também dar “like” ou “follow” para fornecer feedback direto às companhias. No grupo dos promotores, 86% já tentaram interagir com uma empresa por meio das redes sociais, seja comentando um post, mandando um Tweet ou escrevendo conteúdo em um mural.
Perguntar algo sobre um produto ou serviço é a principal forma de interação com a marca, sendo que 81% deste grupo declaram fazê-lo. Mas 72% fazem contato por meio das redes sociais para expressar satisfação com a marca. Só 35% o fazem para reclamar. E os internautas têm obtido sucesso com este comportamento, sendo que 87% deles relataram que as marcas já lhes deram algum retorno a partir de um comentário que fizeram. A proporção de boas experiências compartilhadas nas redes sociais é maior do que as más: 89% afirmam já ter divido boas práticas das empresas com seus amigos, enquanto 72% já divulgaram situações negativas nestes canais.
“Entre os pesquisados, os brasileiros são os mais engajados com as marcas nas redes socais. Ou seja, os mais propensos a seguir, compartilhar ou recomendar as marcas nos canais. Isto é uma grande oportunidade para as empresas criarem conteúdos relevantes para esta audiência de forma a cativá-la, o que poderá ajudar a alavancar sua presença, influência e reputação”, afirma Rodolfo Ohl, country manager da SurveyMonkey no Brasil.
Outra informação detectada pelo levantamento se refere ao comportamento nas redes sociais quando um amigo ou pessoa seguida pelo internauta faz menção positiva a um serviço ou produto. Dos ouvidos, 81% afirmam que vão atrás de mais informações sobre esta marca, fazendo pesquisa na internet. Já 71% visitam o site da empresa e, ainda, em mais da metade dos casos (51%), o internauta pede a seu amigo mais informações sobre a empresa a partir de um comentário positivo.
Qualidade e atendimento da marca são atributos importantes para avaliar um produto ou serviço e conferir-lhes boas ou más avaliações Para 93% dos respondentes, é a qualidade que lhes leva a dar uma nota nove ou 10 para uma marca. Para 56%, é o atendimento recebido. Questionados sobre os fatores que influenciam na decisão para comprar ou experimentar um novo produto ou serviço, 17% afirmam que são as recomendações de amigos nas redes sociais. Primeiramente, os internautas confiam mais em um teste do produto (32%), seguido por comerciais em TV (21%).
“O sucesso nas redes sociais vai muito além das curtidas e seguidas. Os compartilhamentos são relevantes, mas o mais importante é ter uma legião de promotores, ou seja, internautas que compartilham boas experiências em relação a uma marca nestes canais”, conclui Ohl.