O Youtube representa mais de 90% dos vídeos compartilhados pelos brasileiros no Facebook e no Twitter. Quase 60% das fotos vêm do Instagram. Entre as notícias replicadas nas duas redes, mais da metade são da página do jornal O Globo. Já o Blogspot é responsável por 38% da repercussão dos blogs nesses canais. As informações são da E.life, empresa latino-americana especializada em inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais, que analisou, por meio da ferramenta Buzzmonitor, cerca de 280 mil posts feitos nos últimos cinco meses no Facebook e no Twitter por usuários brasileiros. A partir desses dados, listou quais as mídias mais compartilhadas nessas redes nas categorias: Blogs, Fotos, Notícias e Vídeos.
Lançado pela E.life em dezembro de 2012, o Buzzmonitor analisa atividades de usuários nas redes sociais e transforma essas informações em dados estratégicos. Com isso, permite às companhias aprimorarem seu relacionamento com os consumidores, contribuindo para a criação de campanhas promocionais e ações pontuais direcionadas ao público-alvo.
Mais de duas mil marcas já fazem uso da ferramenta, única no Brasil a oferecer gratuitamente a íntegra do serviço por período estabelecido. “Este é o primeiro estudo da E.life com olhar direcionado para o tipo de mídia compartilhada nas redes sociais. As informações compiladas são resultado de um crowdsourcing entre as milhares de marcas que passaram a utilizar voluntariamente o Buzzmonitor”, destaca Jairson Vitorino, CTO da E.life.
Mídias de maior repercussão no Facebook e no Twitter:
Blogs
– Blogspot – 38%
– WordPress – 15%
– Outros – 47%
Fotos
– Instagram – 60%
– Twitpic – 26%
– Flickr – 12%
– Outros – 2%
Notícias
– O Globo – 52%
– Folha de SP – 14%
– Exame.com – 7,3%
– Veja.com – 7%
– R7 Notícias – 4,7 %
– UOL Notícias – 3,5%
– Terra Notícias – 3%
– Vírgula – 2,5%
– Extra (RJ) – 2,5%
– Estadão – 2,5%
– Outros – 1%
Vídeos
– Youtube – 90%
– Vimeo – 4%
– Dailymotion – 1,5%
– Outros – 4,5%