Enquanto grande parte dos consumidores vê importância nos sistemas de segurança em seus veículos, cresce também o interesse e a demanda por automóveis equipados com modernos dispositivos de comunicação e informação. Estas são as conclusões do novo estudo da Accenture, empresa de consultoria, tecnologia e outsourcing, realizado junto a sete mil motoristas do mundo todo.
A demanda por assistência automatizada e informações sobre o tráfego, por exemplo, são algumas das demandas elencadas pelos condutores entrevistados em sete países: Brasil, Estados Unidos, França, Itália, China, Malásia e Coreia do Sul. A empresa estima que a adoção crescente das tecnologias de bordo possa adicionar até US$ 200 em receitas por veículo, anualmente, nos mercados maduros. A expectativa é que o mercado global de tecnologias de bordo para veículos ultrapasse US$ 70 bilhões em 2012 e US$ 80 bilhões em 2014, de acordo com a empresa.
Sobre tecnologias do futuro, quando questionados, 89% dos brasileiros gostariam de ter disponível um sistema de alerta automatizado para problemas mecânicos, assim como informações antecipadas para evitar congestionamentos. Além disso, 86% deles querem sistemas de chamadas de emergência automatizadas para o caso de um acidente de carro. Entre as soluções já existentes, 85% estão interessados na recuperação de veículos roubados e capacidade de rastreamento.
“Os sistemas de entretenimento de bordo em veículos estão rapidamente se tornando parte do mercado de massa. As recentes tecnologias para o carro conectado estão impactando as vendas, assim como os projetos de eficiência de combustível e desempenho”, afirma Carlos Pedranzini, líder para o segmento automotivo da Accenture. “À medida que o desejo do consumidor por tecnologias cresce, será importante que os fabricantes de veículos busquem parcerias para oferecer soluções integradas e sustentáveis”, completa. Outro ponto importante é a identificação de que essas demandas não estão apenas no segmento de luxo e hoje já englobam o mercado de veículos de massa.