As novas necessidades do mercado SAP



Autor: Rogério Morano

 

Após 13 anos da chegada da SAP no Brasil e o grande número de empresas que possuem seu ERP, fica fácil observar o amadurecimento do mercado e as mudanças nos perfis de profissionais procurados pelas consultorias. O aprimoramento da solução instalada tem feito com que as empresas busquem refinar algumas funcionalidades já implementadas. Se tornou necessário readequar algumas soluções ou processos para assim expandir o escopo com implementação de complementos, seja do próprio ERP ou de outras ferramentas.

 

Juntamente com esse movimento, podemos observar a mudança de abordagem das novas versões do ERP que já estão disponíveis. A partir desse fato, a visão é voltada aos processos de negócios “ponta a ponta” e soluções para indústria, a abordagem de módulos funcionais passam para segundo plano.

 

Todos os movimentos, tanto da provedora de soluções quanto da base instalada, são de grande valia para o profissional adquirir bagagem em processos de negócios e não mais em um único módulo específico. A idéia agora é multifuncionalidade, já que tudo caminha lado-a-lado às inúmeras áreas e habilidades de colaboradores para interagir com usuários de vários departamentos de companhias com perfis de diversas naturezas.

 

O crescimento acelerado do mercado SAP fez com que muitos profissionais fossem absorvidos sem a devida preparação e experiência de negócios, mesmo possuindo certificações que atestem o conhecimento necessário. Sendo assim, o investimento das consultorias e áreas de TI em capacitação técnica, novas ferramentas e soluções, processos de negócios, aspectos comportamentais e projetos se tornou fundamental. Podemos dizer então que ter “consciência” e investir pesado em infra-estrutura e equipe se tornou vital para consultorias SAP, bem como cuidar dos processos de recrutamento e seleção.

 

Por fim, podemos fazer uma analogia com uma indústria de transformação. Digamos que a qualidade do produto final está relacionada diretamente ao processo de fabricação e a qualidade da matéria-prima. Assim, para a realização de um serviço impecável as empresas precisam além de investir em capacitação, metodologia e processos, focar na aquisição de boas matérias-primas, ou seja, ter um time de profissionais experientes, focados e comprometidos, pois é por meio da qualidade e do comprometimento que será possível obter êxito e se tornar referência no segmento.

 

Rogério Morano é gerente de consultoria da SYSone Consulting.

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