Os supermercados e hipermercados despontam como as categorias mais propensas a investirem em plataformas digitais para maximinizar a experiência multicanal do cliente. É o que revela pesquisa realizada pela Dom Strategy Partners com os 537 maiores varejistas do País, para levantar em quais canais digitais estas empresas pretendem focar suas atuações omnichannel nos próximos 12 meses.
O levantamento indica que 87% dos supermercados e hipermercados pretendem intensificar suas estratégias omnichannel focando em lojas virtuais. Atualmente, 71% desta categoria tem como ponto principal de vendas as lojas físicas. O mesmo caminho será adotado pelas companhias que têm negócios no varejo de moda/têxtil. Somente neste setor, 67% das empresas vão focar suas atuações digitais em lojas virtuais, tendo um incremento de aderência na casa dos 5% em relação ao ano passado. Ademais, 56% das drogarias entrevistadas revelaram para a pesquisa a mesma meta de ampliar o seu ponto de contato com o consumidor por meios de lojas virtuais, assim como 56% das varejistas com negócios no mercado de saúde e beleza.
Em contrapartida, 38% das varejistas que vendem produtos esportivos e 41% que vendem livros e cd´s tendem a focar as suas estratégias de ampliação de canal para os APPs, olhando com mais atenção para sites de relacionamento como Facebook, Instagram e outros aplicativos móveis. Tudo para expandir as suas experiências com o consumidor. Caminho bem parecido a ser trilhado por 48% dos magazines de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no qual escolheram o mobile como o conceito principal para fortalecer a sua presença multicanal.
“O apreço do brasileiro em comprar cada vez mais roupas pela internet tem feito grandes marcas consolidadas no ambiente físico a olharem mais estrategicamente para o ambiente online. Não é mais só uma questão de inovação, é um novo posicionamento de mercado para atender o consumidor em todas as pontas”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.