A multicanalidade abriu os horizontes da relação entre empresa e cliente. Trouxe novos meios, mas sem deixar de lado os antigos. Nessa realidade, o mais importante, na opinião de Francisco Lucio Mandarino Moraes, gerente de comunicação de marketing da Ipiranga, é não perder o foco: o cliente. “O respeito e a atenção são pontos primordiais que devem nortear a gestão dos clientes em todos os meios disponíveis e isso deve ser mantido em todos os tempos: passado, presente e futuro. Assim, a empresa busca tratar os clientes de maneira exclusiva e com a atenção merecida”, afirma. Na Ipiranga, inclusive, ele garante que isso é seguido à risca. “Em toda a estratégia de comunicação e relacionamento com o consumidor, a Ipiranga usa uma linguagem contemporânea, próxima e marcante que a torna uma marca admirável e nacionalmente.”
Entre outros pontos, a manutenção da relação com o consumidor se tornou um dos grandes desafios nessa nova era, segundo Moraes. “Por meio de pesquisas e observações do mercado, bem como do comportamento do consumidor, a Ipiranga desenvolve produtos e soluções que facilitam a vida destas pessoas, e que, portanto, precisam ter relevância constante na vida delas”, garante.
Para o futuro, a perspectiva é que a multicanalidade se fortaleça ainda mais no mercado, inclusive, ampliando as plataformas tecnológicas para estabelecer o relacionamento ainda mais prático e próximo, na visão de Mandarino. “Cada vez mais, a compra será uma experiência única, e o cliente poderá adquirir e usar na hora que desejar. A integração das tecnologias, da comunicação e dos meios fará toda a diferença, pois o cliente irá interagir com uma só marca do início da compra ao fim, seja do ponto-de-venda físico para os meios digitais, e vice-versa.”