A Audi está redefinindo o entretenimento interno do carro na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas. No futuro, os passageiros do banco traseiro poderão experimentar filmes, videogames e conteúdo interativo de forma ainda mais realista com o uso de óculos de realidade virtual. A marca apresentou uma tecnologia que adapta o conteúdo virtual aos movimentos de um veículo em tempo real: se o carro virar à direita, a espaçonave na experiência faz o mesmo.
Por meio de sua subsidiária, a Audi Electronics Venture GmbH, a Audi co-fundou a start-up holoride GmbH, que vai comercializar essa nova forma de entretenimento por meio de uma plataforma aberta, disponibilizada a todos os fabricantes de automóveis e desenvolvedores de conteúdo no futuro. “Mentes criativas usarão nossa plataforma para criar mundos fascinantes que transformarão a jornada de A para B em uma verdadeira aventura”, disse Nils Wollny, head de digital business na Audi e futuro CEO da holoride. “Só podemos desenvolver esse novo segmento de entretenimento adotando uma abordagem cooperativa e aberta para veículos, dispositivos e produtores de conteúdo.”
A holoride fornecerá um kit de desenvolvimento de software que serve como interface para os dados do veículo e os transfere para a realidade virtual, permitindo que os programadores criem mundos que podem ser experimentados dentro do carro usando todos os sentidos. De jogos arcades, aventuras subaquáticas e exploração espacial à viagens educativas por cidades históricas ou corrente sanguínea humana, quase não há limites para o que é possível.