Dados nacionais da Equifax, fornecedor de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, indicam que o mês de outubro registrou um volume de 2.388.604 cheques devolvidos, provocando um aumento de 11,56% em relação a setembro de 2008. O índice foi 0,18% menor quando comparado ao período de outubro de 2007.
Segundo Alcides Leite, coordenador do Centro do Conhecimento Equifax, o aumento em outubro em comparação com o mês anterior confirma a tendência verificada no mês de setembro. O maior número de dias úteis – 21 em agosto, 22 em setembro e 23 em outubro -, os efeitos da crise financeira internacional, com redução da liquidez no mercado financeiro, elevação dos juros cobrados e maior comprometimento da renda familiar com despesas financeiras, vem dificultando a capacidade de pagamento dos compromissos assumidos. “Tal condição ainda não configura uma situação de inadimplência elevada, no entanto, é necessário que as empresas aumentem a precaução com a política de concessão de crédito, fazendo uso mais corriqueiro dos instrumentos de consulta disponíveis”, explica.
Quanto ao volume de títulos protestados, os dados da Equifax mostram que em outubro houve uma redução de 5,60%, em relação a setembro, e uma queda de 5,10%, em relação a outubro de 2007. Em outubro foram registrados 664.246 protestos, contra 703.683 registrados em setembro e 699.961 em outubro do ano passado.