Automação comercial



A Franchising Ventures, detentora, dentre outras marcas, da Livraria Nobel, escolheu a Itautec como parceira no fornecimento de equipamentos para a padronização dos processos de automação comercial das franquias. O projeto, feito em parceria com a Esys Colibri, fornecedora do software de automação comercial, e que proporcionou à rede um maior controle da cadeia de negócios com a centralização da logística e uma reposição mais ágil dos estoques. Outro ponto importante foi a redução do tempo de abertura de uma franquia, que passou de dez para três dias.


O modelo oferecido para a Franchising Ventures foi de uma gestão integrada resultante da parceria entre a Itautec, provedora dos equipamentos, e a da Esys Colibri, com o software. “Um problema que enfrentávamos com freqüência era a gestão descentralizada no momento de qualquer problema com o sistema. Havia casos em que nem o a empresa de software e nem o fabricante de hardware, assumia a responsabilidade pelo reparo. Desta forma o franqueado acabava prejudicado”, explica Mauro Silvestre, gerente de tecnologia da Franchising Ventures.


Antes do contrato, cada franqueado escolhia os fornecedores de equipamentos e tinha responsabilidade na contratação de manutenção e assistência técnica. A escolha pela Itautec se deu por dois principais motivos: a capilaridade da rede prestadora de serviços, já quem tem presença em todo o Brasil, e a disponibilidade de técnicos para atender às demandas das lojas. Silvestre destaca também a importância de todos os produtos da Itautec serem homologados para garantir um maior padrão de qualidade no atendimento das livrarias.


Os equipamentos disponibilizados para a rede da Franchising Ventures já vêm de fábrica com a plataforma da Colibri configurada e com uma base de dados para produtos com mais de 120 mil itens cadastradas, o que facilita a abertura da loja. Além disso, a partir da plataforma Web da Colibri, as vendas, estoques e contas podem ser centralizados na Internet, o que permite à Franchising Ventures proporcionar à sua rede, uma reposição de estoques com maior rapidez, o que proporciona melhores vendas.

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Automação comercial



A partir de amanhã, 10 de janeiro, mais de 900 mil estabelecimentos no Brasil todo, com até dois check-outs, poderão baixar pela Internet, e instalar em suas lojas um software de automação comercial totalmente gratuito, por meio do site www.zanthus.com.br. O Zeus Free, sistema desenvolvido pela Zanthus, comunica-se com a maioria das impressoras fiscais homologadas pelo Fisco e executa funções de venda, tanto à vista quanto a prazo, tratando diversas formas de pagamento – dinheiro, cheque, cartões, tickets -, além de possibilitar o controle financeiro emitindo todos os relatórios fiscais e gerenciais.

 

Para aumentar a utilidade do Zeus Free para o lojista, a Zanthus firmou acordos com empresas fornecedoras de informações de crédito, fabricantes de hardware para automação e prestadores de serviços, desenvolvendo interfaces especifica para as soluções destes parceiros. Apenas por meio da parceria com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), 668 CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) e 150 mil associados serão abordados para a difusão do Zeus Free.

 

A expectativa da empresa com o lançamento é atingir 10 mil varejistas no primeiro ano, 40 mil num prazo de três anos e 50 mil após cinco anos.

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