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Angelo Donaton, CEO da Lavô

Automação inteligente acelera e flexibiliza franquia de lavanderias

CEO da Lavô descreve os caminhos estratégicos diferenciados para um sistema de franquias que não para de crescer

O avanço das tecnologias de automação que dão maior independência, conveniência e autossuficiência ao consumidor, tem servido não só para facilitar as estratégias de CX, mas, igualmente, vão fundamentando novas oportunidades de negócios. É o caso da Lavô, franqueadora de lavanderias self-service que operam com um sistema de autosserviço, representando um avanço em relação às congêneres bem funcionais existentes há muitos anos pelo mundo. Criada pouco antes da pandemia, a empresa já comercializou licenciamento para mais de 900 unidades, em um sistema administrativo inteiramente terceirizado, dando flexibilidade ao negócio e transformando praticamente todos os custos fixos em variáveis. Expondo os motivos que fizeram o empreendimento escalar em quantidade e velocidade acima das esperadas, Angelo Donaton, CEO da Lavô, foi o convidado,hoje (01) da 653ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Ao destacar que ele mesmo não tinha a expectativa de um crescimento tão exponencial em pouco tempo, Angelo lembrou, de início, que todo negócio de sucesso se configura pelo êxito em solucionar uma dor dos consumidores. Nesse sentido, tudo começou, há cerca de cinco anos, aficionado do mundo das viagens e, portanto, insatisfeito com o dia a dia rotineiro e repetitivo das jornadas CLT a que estava incluído, decidiu dar uma guinada e empreender, mas com alguns pressupostos audaciosos: não queria ter funcionários e nem que sua presença fosse indispensável nas atividades. “Iniciei minhas pesquisas pelos Estados Unidos e me deparei com um primeiro problema básico, que era o processo de lavagem das minhas roupas. Ao utilizar uma lavanderia self-service, notei meu alto grau de independência enquanto usuário e, portanto, se encaixava na medida das minhas condicionais de decisão.” Ao voltar ao País, pôde acompanhar à distância o ano sabático de duas amigas que viajaram pela América do Sul durante oito meses. Aventura marcada por uma dor bem destacada: como lavar e secar as roupas com rapidez, por causa da dinâmica do plano de viagem.

“A partir dessa observação, percebi que estava diante de um potencial bem interessante de negócio, mas queria algo bem mais automatizado em relação às boas alternativas existentes no mercado até então. Algo que eliminasse, inclusive, as dificuldades do consumidor, no processo de lavagem, lidar com doses e locais específicos para o emprego dos sabões e dos amaciantes.”

Por meio de um parceiro especializado em processos de automação, foi descoberto, então, como incrementar dosadores aos equipamentos e se concluíram os estudos para a abertura da loja-piloto no balneário Camboriú, em Santa Catarina – estratégia escolhida para ficar temporariamente fora dos grandes holofotes da concorrência. Entre os potenciais clientes da iniciativa, logo, se destacaram os homens, assim como as famílias com filhos pequenos e os idosos. Com a primeira iniciativa escancarando o caráter promissor do empreendimento, em 2019, houve todo um preparo para adesão ao sistema de franchising, buscando expandir o negócio – quando chegou a pandemia. Diante do susto, ao buscar saídas para suplantar as dificuldades, Angelo encontrou a 300 Franchsising, aceleradora de franquias, que também se empolgou com o conceito e seus potenciais.

Nesse momento, surgiu o planejamento estratégico de escalar com mais 20 unidades, entre agosto daquele ano e março de 2021, além da que existia no litoral catarinense e uma outra cuja comercialização se iniciara em Campinas (SP). Porém, outra surpresa. Terminado esse período, já eram 80 lojas negociadas com franqueados, apontando para uma perspectiva de ultrapassar com facilidade as metas de longo prazo que se constituíam em uma base de 300 franquias até final de 2024 – o que foi alcançado com dois anos e meio de antecipação.

Nesse meio tempo, os objetivos do CEO seguiram vislumbrando formas de manter não só as lojas sem funcionários, mas também criar uma estrutura administrativa inteiramente terceirizada, não só transformando custos fixos em variáveis, mas também poupando-o dos desafios inerentes à gestão de colaboradores. O caminho foi terceirizar tudo, inclusive o processo de implantação das lojas, layout, arquitetura e padronização, em parceria com a startup especializada Inaugura.

Nessa toada, já são hoje mais de 900 franquias, 196 delas em processo de estruturação física, sendo que Angelo é o CEO e único “empregado” da empresa, que opera à base de parcerias e com muita flexibilidade de escolha nesse sentido. Até mesmo a gestão de CX, recolhendo insights e atuando em canais de interação com os franqueados e seus consumidores, é feita por terceiros acionados pela Lavô. “Tudo é bem orientado para a conveniência e independência do usuário na lavanderia, de forma bem amigável, o que reduz muito a necessidade dessas interações. São máquinas profissionais muito modernas, importadas dos EUA, e com cobertura de suporte em nível nacional.” Houve tempo ainda, ao longo da live, para Angelo dar um panorama da distribuição das lojas pelo País, detalhar as vantagens da opção pelo sistema de franchising, a implantação da cultura desse serviço no País, a política de preços ao consumidor, digitalização dos pagamentos, entre muitos outros assuntos.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 652 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (02), recebendo Claíse Rauber, diretora de produtos, segmentos e canais digitais do Banrisul, que falará dos caminhos do digital para uma jornada completa; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Lideranças: O desafio do equilíbrio com tolerância e respeito”, com Rosângela Angonese, executiva e especialista em comportamento organizacional, Valéria Barbosa, gerente de gente e gestão do Digio e Ricardo Oliveira Neves, consultor de estratégia, comunicação e marketing social.

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