O Call for Action (Chamada para Ação), encontro realizado em Curitiba nos dias 29 e 30 de julho, resultou na criação de Vinte iniciativas de ação concreta que aliam educação, negócios e sustentabilidade. O evento é o primeiro desdobramento do Global Forum América Latina. Os projetos elaborados durante o Call for Action estão divididos em cinco áreas: formulação e implantação de políticas públicas; geração e gestão do conhecimento da sustentabilidade; reformulação da educação de forma transversal; articulação de parcerias em redes; e nova ética – valores e protagonismo individual.
Entre as iniciativas que surgiram no encontro destacam-se: fórum pré-eleitoral pela sustentabilidade; criação de um centro de planejamento e execução de projetos estratégicos sustentáveis em rede distribuída; criação de um centro de capacitação transdisciplinar intersetorial; estruturação de agenda de diálogos entre os múltiplos setores; criação de uma rede virtual Global Forum; criação de subsídios para formação acadêmica transversal para a sustentabilidade; formação para educadores; revitalização de currículos; inserção da sustentabilidade nos currículos dos ensinos fundamental e médio; resgate dos valores morais e cívicos com a participação engajada da academia e sociedade civil; gestão compartilhada da sociedade civil e governo, entre outros.
O próximo passo é dar corpo e efetividade às iniciativas geradas. Os grupos que apresentaram os projetos ficaram responsáveis pela articulação e andamento dessas iniciativas e deverão buscar os apoios externos necessários para que os projetos se concretizem. A Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) acompanhará esses passos. O primeiro Call for Action foi organizado pela Unindus, universidade corporativa do Sistema Fiep, com apoio do Sesi e em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas, Case Western Reserve University (EUA) e Instituto Ethos.