O ranking Mais Valor Produzido (MVP) – Bancos da Dom Strategy Partners traz o Itaú Unibanco pela quarta vez consecutiva como a instituição bancária que mais gera e protege valor aos stakeholders, seguido do Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Santander. Em sua quarta edição, o levantamento avaliou quando e para quem os cinco grandes players do mercado bancário de varejo entregaram valor tangível e intangível aos seus diversos públicos, clientes, acionistas e funcionários.
Um dos motivos da liderança do Itaú no ranking pode ser explicado por seus investimentos no relacionamento com o cliente final, baseado na realidade virtual, como forma de facilitar a vida dos correntistas com serviços de autoatendimento por videoconferência, chats, aplicativos e redes sociais. Atualmente, mais de 70% das transações do banco são realizadas pelos canais digitais, via internet ou celular.
Mesmo os bancos que ficaram em outras colocações obtiverem uma boa média, todos na casa dos oito pontos. Paralelo ao Itaú que conquistou 8,31, o Bradesco vem no segundo lugar com nota 8,28, enquanto a Caixa Econômica Federal, que ficou na terceira posição, conseguiu 8,26 pontos. Já o Banco do Brasil e o Santander, ficaram na quarta e quinta casa com 8,22 e 8,16 pontos, respectivamente.
Para se chegar ao ranking, mais de 60 ativos foram avaliados, tais como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, entre outros.