O Banco Central do Brasil coloca no ar a primeira versão do seu portal institucional, concebido para concentrar em um único ponto o acesso às informações hoje disponíveis através de diversas aplicações em ambientes diferentes: aplicações de mainframe, intranets departamentais, aplicações web, sistemas de arquivos, etc. “Com a iniciativa, as consultas serão mais fáceis, pois não será necessário entrar e sair de diferentes ambientes para acessar as informações relevantes para cada usuário. Nesta primeira fase do portal, estamos apenas focados no público interno, mas pretendemos analisar e estender o acesso ao portal para o público externo, a fim de prestar um melhor atendimento”, explica Augusto Ornelas Filho, chefe-adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação do Bacen.
A escolha da solução apresentada pela Reuters, baseada em K2 Enterprise da Verity e do Portal Builder da Tibco, empresa do Grupo Reuters, foi feita por meio de uma concorrência pública, modalidade pregão, que envolveu fornecedores das soluções Reuters, IBM, Sun e outras. As finalistas foram IBM e Reuters por terem apresentado os menores preços. “A solução Reuters/Verity foi vencedora por ter alcançado o menor preço no processo de pregão. Ao longo do processo de implementação da primeira versão do portal corporativo do Banco Central as duas empresas têm colaborado na customização dos produtos e nos orientado para alcançarmos melhores resultados”, avalia Ornelas.
De acordo com o executivo, a principal meta, com a construção do portal, era poder unificar o acesso às informações corporativas do Bacen, eliminando as necessidades de acesso a diferentes ambientes para se chegar às informações e garantir maior integração do ambiente de TI do Banco Central. O objetivo era facilitar o acesso às informações relevantes para cada um dos usuários, não importando onde e em que formato esta informação deveria estar. Os benefícios mais relevantes nessa primeira etapa serão a economia de tempo para a obtenção dos dados, a integração de diferentes fontes de informações e a descentralização da gestão e da publicação de conteúdos. Numa segunda fase, a idéia é analisar a implementação de facilidades de customização que permitam aos clientes externos do Bacen adaptar seus portais para o acesso aos dados disponibilizados pelo Banco Central.