A Unisys ampliou os serviços da solução de Correspondente Bancário, oferecida pelos bancos para levar seus serviços aos caixas do varejo. A solução agora inclui, além da integração on-line da rede do banco com as lojas, comunicação via telefonia móvel (GPRS), autorização on-line ou off-line para transações financeiras, relatórios via internet, recarga de celular pré-pago, autorização para saques para quem tiver cartão do banco e mecanismos de captura das transações como POSs, terminal alfa-numérico e estações Thin Client.
Apontado como tendência no Brasil, o Correspondente Bancário visa estimular o uso de serviços bancários entre pessoas que não possuem conta corrente, por meio de pontos mais acessíveis à população. Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento, cerca de 57% da população brasileira não possui conta em banco.
“Investir em correspondente bancário é mais econômico do que criar uma agência nova ou um novo terminal de auto-atendimento (ATM), além de ser o caminho mais ágil para os bancos chegarem rapidamente até a população não-bancarizada”, afirma Francisco Alberto, gerente de soluções da divisão de Finanças da Unisys Brasil. “Além disso, ele serve como uma nova opção para a oferta de serviços e produtos como Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e Capitalização e mesmo para a abertura de contas para clientes selecionados”, completa.
Banco mais perto do cliente
Balcões de lojas, farmácias, supermercados e estabelecimentos de pequeno e médio porte são os novos locais em que o Santander Banespa está presente, por meio da Rede PagPerto, desenvolvida para facilitar o acesso da população aos serviços bancários.
Na Rede PagPerto pode-se pagar boletos não vencidos e contas de luz, água, telefone e gás. “Em breve, será possível fazer o pagamento de tributos, boletos vencidos e realizar a recarrega de celulares pré-pagos”, afirma Luís Ricardo Torniero, superintendente-adjunto de Correspondentes Bancários – Cash Management do Santander Banespa.
Os PagPerto são pontos de operação bancária voltados principalmente para quem tem pouco ou nenhum tipo de relacionamento com instituições financeiras. Foram criados para atender às necessidades específicas de cada localidade. Assim, o Santander Banespa realizou um estudo em cada região em que todos os pontos PagPerto serão instalados para futuramente personalizar os serviços oferecidos. Seguros, financiamentos e títulos de capitalização estão entre eles.
Os funcionários dos estabelecimentos conveniados serão treinados por uma equipe criada pelo Banco para operarem os PagPerto, uma ação que objetiva garantir o bom atendimento ao público. “Queremos ser referência à comunidade com este serviço”, acrescenta Luís Ricardo.
Até o final do ano, serão mais de 1.500 pontos espalhados pelas regiões Sul e Sudeste, o equivalente a 75% do número total de pontos-de-venda do Santander Banespa no Brasil.