Agora o cliente do Banco Real conta com mais facilidades para efetuar transações bancárias. A Instituição lança o Real Celular Banking, novo canal de relacionamento que oferece mais agilidade, mobilidade e segurança. Com a ferramenta é possível verificar saldos e extratos (últimos dois dias); fazer transferências entre contas, documento de crédito (DOC) e transferência eletrônica (TED) disponível para a mesma titularidade e para terceiros; pagamento de títulos de cobrança, bem como de água, luz, gás e telefone; recarga de celulares pré-pagos e contratação do empréstimo RealParcelado.
O Real Celular Banking tem abrangência nacional com acesso à rede digital e tecnologia Global System Mobile (GSM). Portanto, a grande maioria das operadoras permite a instalação da ferramenta: Claro, TIM, Oi, Brasil Telecom, Telemig, Amazônia Celular, CTBC e Sercomtel. O novo canal de relacionamento é compatível com aproximadamente 30 modelos de aparelhos móveis, o equivalente a cerca de 40% da base de usuários no Brasil. A rapidez nas transações é outro trunfo, pois a ferramenta é off-line e não há tráfego de imagens, somente de dados.
O maior desafio do projeto foi integrar e engajar uma equipe multidisciplinar, envolvendo mais de 20 áreas dentro e fora do Banco Real, garantindo a implantação do projeto em apenas seis meses. “O projeto não se restringe ao lançamento do Real Celular Banking. Foi criado um novo canal, envolvendo infra-estrutura, desenvolvimento de aplicações, integração com os Vendors (IBM, TCS, Verizon e SpringWireless ) e equipes internas, processos, suporte e outros. Com isso, foi pavimentado o caminho para a evolução de novos aplicativos e soluções para esse canal”, destaca Jose Osvaldo Nardini, superintendente de Comercial Canais.
Tecnologia e segurança – Para definir a melhor estratégia tecnológica, a área de TI analisou, além de questões relacionadas ao negócio do Banco Real, todos os aspectos e cenários que envolvem a solução, tais como telefonia celular, aparelhos, evolução da rede, tecnologia utilizada pelas operadoras etc. Claudio Prado, superintendente de tecnologia da informação do banco Real, revela que a solução é baseada em JAVA (JME2) e atende clientes usuários da rede GSM (Global System Mobile), que corresponde a 76% dos celulares existentes no Brasil. “Os principais fatores que determinaram a escolha dessa arquitetura foram a flexibilidade, a possibilidade de evolução dos aplicativos e a portabilidade, que permite a utilização da ferramenta em aparelhos celulares de diferentes fabricantes e modelos”, explica.
Segundo Claudio, o canal é totalmente seguro, pois todas as informações são codificadas (criptografadas) no aplicativo embarcado no GSM (mínimo de 128 bits, pode ser maior dependendo da rede) e somente o banco consegue o acesso para decodificar. Há também criptografia do canal entre o celular o Banco Real e dos dados enviados.
“Para aumentar ainda mais a segurança, exigimos que a habilitação ocorra mediante acesso ao Real Internet Banking e validação no call center. Para completar, o programa só acessa contas previamente cadastradas e não permite armazenamento de dados no celular”, enumera. O cadastramento e a efetivação de transações não são tarifados pelo Banco Real. O download e o tráfego de dados são tarifados diretamente pela operadora de celular.