Na ordem de classificação, liderada pelo norte-americano Wells Fargo, dois bancos brasileiros aparecem na lista das 25 instituições financeiras mais valorizadas do mundo, segundo aponta estudo feito pela Brand Finance, em parceria com a The Banker. O objetivo da pesquisa é mostrar os 500 bancos com as marcas mais valiosas do mundo, o “Top 500 Banking Brands”, edição 2015. O Bradesco é o primeiro colocado entre os bancos da América Latina, com valor de marca de US$ 12,4 bilhões, apresentando um crescimento de 17% em relação a 2014, saltando cinco posições, de 20ª para a 15ª, no ranking mundial. O resultado lhe garante também o 10º lugar na lista dos bancos que mais valorizaram suas marcas no último ano. O Itaú perdeu 9% no período, mas mantém o 23º lugar, com marca avaliada em US$ 9 bilhões.
Outros seis bancos brasileiros estão na lista, são eles: Banco do Brasil, (41ª colocação, US$ 6,5 bilhões); Caixa Econômica Federal (50ª, US$ 5,1 bilhões); Banrisul (293ª, US$ 385 milhões); Banco do Nordeste (314ª, US$ 333 milhões); Safra (366ª, US$ 262 milhões); e Banco Pan (391ª, US$ 234 milhões). Sendo que, além do Bradesco, também valorizaram as suas marcas a Caixa Econômica Federal (8%), o Banrisul (25%), Banco do Nordeste (16%) e Banco Pan (47%); enquanto Banco do Brasil e Safra apresentaram quedas de 6% e 18%, respectivamente.
De acordo com o CEO da Brand Finance para a América Latina, Gilson Nunes, em outro cenário cambial, os bancos brasileiros poderiam estar até estar em posições superiores. “O Bradesco é o destaque. Apontou o melhor índice de satisfação do cliente e a menor rejeição”, afirma. “O investimentos do banco tem resultado em aumento de sua participação de mercado e ampliação da base de clientes, mais destacadamente a classe média, com o lançamento de produtos e serviços voltados para mobilidade”. A evolução de 8% da Caixa Econômica Federal também merece destaque. “Foi o banco que mais cresceu na base de clientes e crédito, além de ter aumentado investimentos em comunicação e marketing para incrementar a força de sua marca”, conta ele.
De acordo ainda com o levantamento, o conjunto da presença brasileira pode ser considerado excepcional. “Com apenas oito bancos, o Brasil somou um total de US$ 34,290 bilhões em valor de marca, o que o coloca em oitava posição no ranking dos 10 domicílios com os bancos mais valiosos e demonstra a solidez e a força das marcas nacionais”. Nos extremos desta classificação estão em primeiro lugar os EUA, com 61 bancos e total de US$ 201,998 bilhões em valor de marca; e em décima posição a Alemanha, com 19 bancos e valor de US$ 30,385 bilhões.