Basf investe em inovação com novos laboratórios

Os laboratórios de Personal Care e Home Care da Basf ganharam nova estrutura em São Paulo, integrada ao Centro de Experiências Científicas e Digitais. Batizado de onono, o espaço colaborativo visa estimular a troca de experiências com diferentes mercados e perfis profissionais, promovendo a diversidade de ideias, conectividade e digitalização em prol da inovação.
Aberta ao público, a nova organização dos laboratórios, até então localizados em Jacareí, foi pensada para oferecer aos clientes e parceiros a possibilidade de cocriar soluções conectadas às necessidades dos consumidores, desde a concepção de formulações até a validação de conceitos com o mercado. Além disso, a tecnologia presente no espaço possibilita conectar os laboratórios de performance e de aplicação aos centros de inovações da Basf em todo o mundo, estimulando a troca de informações técnicas, experiências sensoriais e tendências de mercado em tempo real, bem como a transmissão de treinamentos e conteúdos por meio de webinars para todo o mundo.
“A criação de um ecossistema vivo, que envolva diferentes elos da cadeia, possibilita irmos além do desenvolvimento de novas soluções, abrindo caminhos para novos modelos de negócio”, afirma Tatiana Kalman, vice-presidente de Care Chemicals da Basf para a América do Sul. “Este ambiente nos permite desenvolver soluções em conjunto com nossos clientes, startups, consumidores e outros profissionais que estejam abertos para inovar conosco, possibilitando o desenvolvimento de soluções customizadas e inovadoras para o nosso mercado”, considera.
PERSONAL CARE
Para a área de Personal Care, há também um laboratório sensorial climatizado que oferece as condições necessárias para a realização de testes instrumentais de diferentes tipos de pele e cabelos, em que é necessário um ambiente controlado. No local está instalado um equipamento específico para avaliação de volume, frizz e styling. Além de equipamentos para avaliação biofísica de cabelos e pele. O onono ainda inclui uma estrutura de salão de cabelo para testes com profissionais.
“O Brasil possui uma enorme diversidade de tipos de cabelo e pele, o que representa uma grande oportunidade para a indústria local de cuidados pessoais. E este espaço colaborativo nos permite criar juntos estas soluções personalizadas – validando constantemente com clientes, consumidores e pessoas de outros segmentos, garantindo soluções mais assertivas”, ressalta Renata Oki, gerente de Personal Care da BASF para a América do Sul. “Além de desenvolver soluções direcionadas para as necessidades do consumidor, ter essa diversidade de perfis e os diferentes elos da cadeia juntos nos permite validar as soluções desenvolvidas, ajustar de forma rápida o que é necessário e levá-las para o mercado em um curto espaço de tempo. Este ecossistema vivo é fundamental para termos um mercado de cosméticos local cada vez mais inovador”, considera.
HOME CARE
Ter o laboratório de Home Care inserido no ecossistema possibilita uma nova forma de interagir e experimentar. Toda a tecnologia, com a qual é possível medir o desempenho de diversas soluções, somada a expertise da Basf estarão disponíveis para os parceiros e clientes como uma extensão dos laboratórios.  Neste espaço, além de desenvolver novas soluções para o segmento de forma colaborativa é possível identificar novas oportunidades de negócio.
“Para o segmento de cuidados domésticos, é fundamental acompanhar os hábitos dos consumidores, que atualmente buscam eficácia, praticidade e sustentabilidade. Por isso é tão importante um ambiente de cocriação, no qual juntos conseguimos escutar o consumidor e inovar de forma aberta”, explica Fabricio Soto gerente de Home Care da Basf para a América do Sul. “Podemos trocar conhecimentos técnicos e mercadológicos para apoiar o desenvolvimento de soluções orientadas para o mercado local, além de nos aproximar de nossos parceiros, contribuindo nas diferentes etapas de desenvolvimento, de forma ágil e assertiva”, afirma. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima