Com o objetivo de oferecer uma solução completa e acessível para lojistas de qualquer porte, surge a BeHappy, uma nova plataforma brasileira de e-commerce que promete ser capaz de digitalizar as vendas do varejo físico alimentar de forma rápida e eficiente. A nova ferramenta é fruto da sociedade entre a Seal Sistemas e a Synapses, experientes e reconhecidas em tecnologias para a cadeia varejista brasileira .
A solução busca apoiar pequenos, médios e grandes supermercados que dispõem de poucos recursos ou não contam com expertise para operar e administrar o próprio comércio eletrônico, E se propõe a atender a uma demanda crescente por vendas on-line, em complemento às vendas da loja física. De acordo com Caio Cesar Coutinho, CEO da BeHappy, “trata-se de uma ferramenta de rápida implementação, já que torna possível colocar no ar um canal de e-commerce para qualquer lojista em questão de dias”.
Na avaliação do executivo, “em meio aos efeitos da Covid-19, medidas de restrição necessárias para manter o distanciamento social afetaram o desempenho desse segmento a partir do segundo trimestre de 2020, o que fez crescer a procura por plataformas de vendas online. Segundo o Sebrae, 67% dos pequenos negócios já haviam passado a vender pela internet de alguma forma naquele período. Desde então, o mercado brasileiro de e-commerce tem registrado um crescimento importante. Somente em fevereiro de 2021, quando houve 1,49 bilhão de acessos, o avanço do setor foi de 21% na comparação anual, de acordo com dados da agência Conversion. Dois terços dessas visitas foram via dispositivos móveis, aponta a SimilarWeb”.
O propósito da empresa, nas explicações do CEO, é oferecer uma solução simples que tire dos lojistas, especialmente aqueles pequenos e médios ou com atuação regional, a necessidade de se preocuparem com a tecnologia. “Assim, ao terem as vendas automatizadas de forma funcional e totalmente integrada às suas operações, o foco dos gestores supermercadistas fica inteiramente voltado às suas vendas”, afirma.
A plataforma da BeHappy pode funcionar de forma 100% conectada ao software de gestão (ERP, PDV ou CRM) já utilizado pelos varejistas – a exemplo do Kairos Stores, da Seal Sistemas; do Zoombox, da GS; e do ERP da Intersolid, entre outros fornecedores. “Isso permite reunir informações sobre produtos, preços e estoque para que as vendas on-line ocorram de forma integrada com as vendas físicas, sem risco de ruptura e quebra de inventário”, assegurou o executivo.
A integração da ferramenta com o Kairos Store, por exemplo, abrange inicialmente o processo de picking, visando agilizar a separação de pedidos até mesmo para as vendas online. Esse tipo de integração também ocorre com diversas outras soluções oferecidas pelas duas empresas que são sócias da BeHappy, o que fortalece o apoio à transformação digital e garante eficiência, velocidade e acuracidade tanto na loja física quanto no e-commerce – colocando em prática o conceito de omnichannel. Além disso, a concentração em uma única tela dos dados das operações presenciais e virtuais, assim como a possibilidade de estruturar uma loja eletrônica personalizada com a marca do próprio cliente, seguindo o modelo white label, são características únicas que diferenciam a BeHappy de seus concorrentes.