Autor: Luiz Camara
Os sistemas de inteligência de negócios via web estão, cada vez mais, expandindo sua abrangência e aprofundando o gerenciamento de dados relativos das operações internas e externas. Exemplo disso é a crescente utilização dessas ferramentas como apoio às atividades operacionais e para processos ligados ao relacionamento com clientes e parceiros. Essa expansão dos benefícios das plataformas de BI (Business Intelligence), com custo de implantação favorável, atinge organizações de todos os portes, com significativo potencial para as pequenas e médias empresas (PMEs).
A maior parte desses sistemas, no entanto, ainda está voltada para decisões gerenciais e estratégicas, além de ser de natureza reativa, analisando os dados após os fatos operacionais. A tendência é que essas ferramentas tenham a usabilidade estendida para um número maior de aplicações dentro e fora das empresas.
No âmbito interno, as ferramentas de BI dirigem seu apoio para a tomada de decisões nos níveis operacionais. Trata-se do chamado BI operacional, cuja natureza pró-ativa permite que as informações sejam analisadas em tempo real, servindo de apoio aos fatos imediatos que ocorrem na operação dos negócios.
No âmbito externo, por sua vez, os sistemas de inteligência de negócios também estão cada vez mais voltados para gerenciar dados relativos ao relacionamento com clientes e parceiros. Essa mudança tem base na expectativa de que, em um futuro próximo, a comunicação com clientes ofereça cada vez mais vantagens competitivas e decisivas para a sobrevivência das organizações, à medida que os negócios caminham para a Internet.
Já há no mercado soluções de BI via web que oferecem diversas aplicações capazes de influir tanto interna quanto externamente à sua organização. Entre as vantagens desses sistemas estão a simplificação do ambiente de TI e a sua implementação com escalabilidade e economia – benefícios que exercem importante papel para garantir a viabilidade dessas aplicações para as PMEs.
O ambiente de TI torna-se mais simples porque os modernos sistemas de inteligência de negócios demandam uma quantidade reduzida de servidores, sem prejuízos para a velocidade, segurança e confiabilidade dos processos. Mesmo com uma estrutura mais simplificada, essas ferramentas expandem a transmissão de informações vitais de negócios para além dos gerentes e funcionários da linha operacional, levando-as também para parceiros e clientes via da Internet.
Tanto para aplicações internas como externas, os usuários finais dos sistemas de BI mais modernos contam com recursos sofisticados como painéis gerenciais, distribuição seletiva de e-mails, interface RIA (Rich Internet Applications), formatação especial para smartphones e PDAs, além do suporte tanto para planilhas de Excel e Power Point, como para documentos PDF complexos. Outra facilidade é o compartilhamento de resultados ativos, relatórios gráficos e painéis que, após recebidos, podem ser manipulados em estações desconectadas, permitindo análises ad-hoc e reformatação local.
Os benefícios desses sistemas de inteligência corporativa ainda envolvem acesso universal a dados de diversos formatos (como JD Edwards, SAP, SAP-BW, DB2, Oracle e MS SQL Server) e performance otimizada para atender a grandes quantidades de usuários via internet, visualizar grandes volumes de dados ou acessar aplicações em tempo real. A combinação entre uma ampla gama de benefícios, ambientes de TI mais simples e custos favoráveis de operação, suporte, treinamento e manutenção contribui para ampliar a eficiência e abrangência das plataformas de BI dentro e fora das organizações, além de aproximá-las cada vez mais das PMEs.
Luiz Camara é presidente da InfoBuild Brasil.