Renan Salinas, CEO & Founder da Yank Solutions

Big Data: como ter uma empresa orientada por dados

Os dados estão por todos os lados, mas a velocidade em que são coletados, organizados e analisados é crucial para manter vantagem competitiva

Autor: Renan Salinas

De acordo com o Instituto Gartner e a plataforma de gestão de dados Domo, em seis minutos o mundo gera 9,1 mil terabytes de dados. Isso significa mais de dois milhões de stories publicados, 1,2 milhão de pessoas em conferência via Zoom, 400 mil aplicações para vagas de emprego no LinkedIn e 250 milhões de mensagens trocadas no WhatsApp. Parece assustador, não acha?

Afinal, nunca tivemos tantos dados disponíveis assim e a tendência é que esses números aumentem a cada ano. Uma estimativa aponta que o volume de novas informações digitais criadas deve alcançar a marca de 175 zettabytes (ZB) até 2025, segundo a International Data Corporation (IDC).

Sabendo de tudo isso, como você tem olhado para os dados da sua empresa?

Se ficou em dúvida na resposta, é porque não deve estar usado da maneira correta e explorando todo o potencial que essas informações podem fazer pelo seu negócio.

A boa notícia é que dá para reverter esse quadro crítico e começar a usar os dados de maneira assertiva. Basta entender, primeiramente, que eles são valiosos para qualquer setor. E para fazer com que tenha uma cultura de big data dentro da organização é necessário compreender os cinco Vs (Velocidade, Volume, Variedade, Velocidade e Valor) e aplicá-los dentro do negócio.

Velocidade

Os dados estão por toda parte. Um simples registro na Internet já é capaz de gerar inúmeras informações. Por isso, a velocidade em que os dados são coletados, organizados e analisados é crucial para manter vantagem competitiva.

Mas é preciso também ressaltar que alguns dados têm prazo de validade. É necessário ter cuidado com informações desatualizadas. Se quer destaque no mercado, comece a rever e atualizar os dados com frequência.

Volume

A mina de dados é imensurável. Por isso, é fundamental extrair aqueles que realmente importam para cada companhia. Uma dica primordial é analisar exatamente o que será estratégico para o seu negócio e criar um filtro.

Variedade

Uma queixa de muitas empresas é sobre como organizar dados que estão em diferentes formatos. Temos informações em vídeo, em imagem, em planilhas, provenientes das redes sociais, entre outras formas. O ideal é sempre agrupá-las de acordo com cada formato, já que cada grupo pode trazer informações que se complementam. E isso é importantíssimo para os negócios.

Veracidade

Para tomar decisões dentro de uma organização baseada em dados, é preciso processá-los e analisa-los com muita qualidade. Caso contrário, eles podem levar a outro caminho. Por isso, antes de tudo,  garanta que as informações são coletadass de maneira confiável. Só assim é possível assegurar uma boa orientação por dados.

Valor

O último V é o que torna a cultura de big data dentro da empresa relevante. Sua companhia precisa saber o que quer com os dados que estão sendo processados. Quais os objetivos com as informações coletadas? É preciso que essa pergunta seja respondia com clareza para que agregue valor a toda estratégia dos negócios. Caso contrário perde-se dados, tempo e dinheiro.

Renan Salinas é CEO & Founder da Yank Solutions.

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