Big data no marketing digital

As possibilidades do big data já foram além do que os departamentos de TI e analytics das empresas imaginam. Cada vez mais outros departamentos buscam formas de se aproveitar da enorme quantidade de dados gerada diariamente nas companhias. Incluindo o marketing. Mas como esses profissionais podem utilizar as novas tecnologias para aumentar a efetividade das campanhas? “É muito importante para os profissionais de marketing obter cada vez mais informações que permitam conhecer o consumidor, respeitando preferências e considerando canal, conteúdo e frequência, ou seja, o quão conectado ele é. Podemos observar como o cliente interage com as marcas tendo a tecnologia como aliada”, explica Scott Roth, VP de marketing da ExactTarget.
Segundo o executivo, a tecnologia permite criar campanhas de marketing digital segmentadas, mais efetivas justamente porque a empresa, através dos dados de comportamento, passa a atender melhor seus clientes com ofertas mais pertinentes. E isso se reflete diretamente na taxa de conversão das interações. 
“Os dados são a matéria prima primordial para obtenção de resultados em marketing digital”, pondera o managing director da ExactTarget Brasil, Edson Barbieri. “Big data só é big se é utilizada, ou então são só dados inúteis”, complementa. Um dos grandes desafios atuais para os profissionais de marketing é justamente entender as interações dos consumidores através das múltiplas tecnologias de marketing digital. Para Barbieri, o big data atrelado às soluções de marketing digital podem ser justamente a resposta para essa questão.

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