Big data no planejamento

Os investimentos com tecnologias de big data devem continuar a crescer neste ano, segundo uma pesquisa realizada pela Gartner. De acordo com o levantamento, 64% das empresas no mundo investem ou pretendem investir em soluções para análise de grandes volumes de dados em 2013; sendo que 30% já investiram na tecnologia; 19% pretendem investir no próximo ano e 15% até 2015. Para ter uma ideia, em 2012, 58% das corporações pretendiam investir em big data.
“O big data está crescendo transversalmente em todos os setores. Nas redes sociais, por exemplo, a aplicação do big data permite explorar quantidades gigantescas de dados úteis para que as empresas entendam e melhorem seu relacionamento com o consumidor”, afirma Rodrigo Arrigoni, sócio diretor da R18.
Ainda de acordo com a pesquisa da Gartner, dentre os principais setores que investiram em tecnologia de big data neste ano destacam-se os de mídia e comunicações (39%), bancos (34%) e serviços (32%). Em relação aos investimentos planejados para os próximos dois anos, esses devem ser puxados por empresas dos segmentos de transporte (50%), saúde (41%) e seguros (40%). A pesquisa realizada em junho pelo Gartner ouviu 720 líderes de TI de empresas no mundo todo.
A região da América do Norte lidera os investimentos, com 38% das consultadas admitindo já terem algum tipo de investimento específico em Big Data. Já na região Ásia Pacífico, 25% das companhias afirmam ter intenção de desenvolver a tecnologia nos próximos dois anos. Europa, Oriente Médio, África (EMEA) e a América Latina, seguem seu perfil histórico e devem demorar um pouco mais antes de apostar em novas tendências, relata a consultoria.
 “O big data chegou para ficar e ainda estamos apenas molhando os pés nas diversas possibilidades e inúmeros benefícios que podemos extrair dessa tendência”, conclui Arrigoni.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima