A Netpoints indica a importância da utilização dos dados para que os varejistas detectem hábitos de consumo e com isso, desenhem ofertas específicas para promover o aumento do faturamento. Com base no estudo dos carrinhos de compras dos clientes, a companhia desenvolveu a tecnologia de “Clubes” que serve de base para a realização de ações específicas no parceiro, de acordo com o perfil de consumo dos clientes associados. Diante destas informações é possível notar insights, como a identificação de subgrupos de clientes da melhor idade, por exemplo, além do destaque de itens com alto índice de compras como vinho, carne e fraldas.
“O consumidor hoje, adota cada vez mais uma postura ativa nas escolhas de marcas, produtos e locais nos quais realiza suas compras. Por conta do período financeiro desafiador do Brasil, este cliente tem se apresentado cada vez mais sensível às promoções e ações dos varejistas, que geram benefícios como o acúmulo de pontos nos programas de fidelidade e fazem sentido para o seu dia a dia, em particular. A noção de grupos amplos, como as que as empresas aplicavam no passado, já não faz mais sentido”, explica Carlos Formigari, presidente da Netpoints.