Black Friday, cada vez mais real

Mais do que fazer girar o estoque ou aumentar as vendas, as empresas que participam do Black Friday podem ter muitos ganhos no quesito clientes. Elas terão maiores chances de expor a marca e, com isso, conquistarem novos consumidores. “A Black Friday é conhecido pelos consumidores como uma boa oportunidade para encontrar grandes descontos e ofertas. Logo, ter a sua empresa dentro desta data especial pode trazer um volume de clientes e vendas considerável”, concorda Fábio Ricotta, cofundador da Agência Mestre.
Neste ano, a chance de conquistar clientes deve ser ainda maior. A razão é que os consumidores estão, a cada ano, sentindo-se seguros com a data. Pois, como aponta o próprio executivo, o número de empresas que estão levando a organização a sério e não fazendo mais promoções maquiadas é menor. “Acompanhei muito bem, tanto como consumidor, quanto como planejador junto a empresas, e vejo como uma constante melhoria. No último ano, notei que várias empresas ofereceram reais oportunidades para os clientes. Isto é o que mais me motiva.” Esse ponto se faz importante também porque a forma como empresa irá se relacionar com os clientes pode determinar a maneira como esse olhará para ela no resto do ano. “Ao trazer o novo cliente, é preciso atendê-lo da melhor maneira possível, pois ele poderá comprar novamente se gostar de todo processo”, aconselha Ricotta. “Logo, ter uma boa data de entrega, uma boa caixa para o produto, deixar bem claro todo o processo através de e-mail/SMS, pode ser a diferença entre ganhar fiéis clientes ou somente caçadores de descontos. Quem vai dizer o que ele será é o seu tratamento”.
Por conta disso que é essencial entregar um bom serviço antes, durante e pós-evento, ainda que haja uma grande quantidade de pessoas circulando entre os sites e possa haver um volume de vendas bem maior. “Caso a empresa não consiga ou não faça um bom atendimento nesta data, é bem provável que os consumidores irão manifestar-se pelas redes sociais e sites”, avalia o especialista. Uma situação prejudicial, porque impacta nas vendas futuras, por gerar um alto grau de insatisfação. “As empresas precisam ter em mente que esta é uma grande data de vendas, mas também é uma grande data para os clientes. Eles desejam descontos, produtos bons e um ótimo atendimento. Caso algum destes 3 pontos falhe, a experiência será quebrada e a confiança será perdida.”
Outro ponto transformador nesse ano será o maior número de pessoas participando da data por outros canais, sendo o principal deles os dispositivos móveis. Dessa forma, Ricotta aconselha que, quem tiver a chance, se prepare para também estar no ambiente mobile.

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