Black Friday é coisa séria!

O ano de 2015 foi marcado por uma fase adversa na economia brasileira. Um momento em que tanto o varejo físico, quanto o e-commerce, tiveram de rever as expectativas, pois a queda de otimismo da população acabou afetando os resultados – ainda que no varejo on-line essa queda tenha sido menor. Porém, para esse setor há ainda um resquício de esperança, a Black Friday. O evento, que já é considerado a principal data de venda para o comércio eletrônico, encontra-se na quinta edição brasileira. “É uma das melhores datas, em termos de vendas no ano”, comenta Rafael Jakubowski, especialista em e-commerce e sócio-diretor da Sanders Estratégia Digital. “Esperamos mais de um bilhão de reais em faturamento em 2015. Portanto, é uma data muito importante para o varejo eletrônico.”
Desde o ano passado, a Black Friday já apresentou um comportamento diferente das outras vezes. Mais maduro, ele provou que é possível, sim, conquistar os clientes até para depois da data e manter aqueles que já existiam nas lojas. Tanto que Jakubowski acredita que a data já caminha para o fim da máxima “tudo pela metade do dobro”. “Os varejistas online vêm percebendo que essa data é coisa séria e o consumidor não é mais facilmente enganado”, adiciona. As diversas iniciativas criadas para incentivas as boas práticas das empresas, como o selo Black Friday Legal da Camara-e.net, também ajudou para que o evento se reestruturasse.
Ainda mais nesse ano, o executivo conta que quem trabalhar de forma ética poderá ter a vantagem de ter um volume considerável de vendas. Porém, é preciso se atentar com os limites, cuidar do estoque e formas de entrega. “Negociação prévia com os fornecedores e transportadores são de suma importância para buscar lucratividade em cima do volume de vendas”, afirma. Além disso, ele acredita que a grande sacada do evento seja prevalecer a base já existente de clientes. Ou seja, trabalhar com o público já fidelizado, ao invés de haver um foco maior nos consumidores novos. “Até porque o custo de aquisição de novos clientes nesta semana em qualquer mídia acaba sendo maior.”
Outra prova de como a Black Friday está mais maduro é que as empresas participantes já possuem conhecimento de que não prestar bons serviços na data pode gerar riscos às reputações. “A dica é realizar um bom atendimento para obter boas provas sociais”, aconselha. “A empresa deve desenhar uma estratégia com antecedência. Realizar, também, uma boa ação com os clientes atuais e atuar de forma ética! Ações no próprio site são fundamentais como: envelopar o site para o tema Black Friday, vitrine com selo nos produtos com desconto.”

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