Inspirada na tradicional promoção dos Estados Unidos, a Black Friday deste ano irá acontecer no dia 28 de novembro. O evento já se tornou a maior ação de e-commerce brasileiro depois do Natal. Tanto que, dos 27% de brasileiros que estão familiarizados com a Black Friday, com mulheres (28%) e homens (26%) apresentando uma mínima diferença de conhecimento, conforme aponta a agência Hello Research, que buscou entender a percepção e pretenção de compra dos consumidores brasileiros para o evento deste ano. Ao todo, foram entrevistadas 1200 pessoas de todos os perfis demográficos, em 70 cidades espalhadas por todas as regiões do país
Dos consumidores entrevistados, o destaque fica com o público mais jovem de 16 a 34 anos: 31% deles já estão familiarizados com o evento. Entre as classes sociais, destaque para a classe A que lidera o conhecimento sobre o evento com expressivos 69%, deixando em segundo lugar a classe B com 43%, em terceiro a classe C com 20% e por último lugar a classe D e E com 7%. Entre as regiões brasileiras, os consumidores que afirmam já terem ouvido sobre a ação de e-commerce estão em sua maioria na região Sudeste, com 32%, seguidos pela região Norte e Centro Oeste, com 27%, e não muito distante, a região Nordeste com 25%. A menor taxa entre as regiões fica com a região Sul que apresentou apenas 6% de conhecimento acerca da Black Friday.
Entre os consumidores que conhecem o evento, quase 30% afirmaram terem comprado algum item na data da ação promocional entre 2010 e 2013. Já para este ano, os consumidores parecem ainda mais animados. A pesquisa constatou que 28% dos consumidores pretendem aproveitar a oportunidade de ir às compras. A pretensão de compra para o evento é ainda destacada na faixa etária dos jovens adultos entre 25 a 34 anos, com 33%, seguida pelos jovens de 16 a 24 anos com 31%.
Para este ano, a classe B se coloca como a mais pretensa a consumir no Black Friday, com 36%, deixando em segundo lugar a classe C com 27%, seguida pela classe A com 24% e D e E com 14% de pretensão de compra. Entre as regiões do Brasil, o Norte e o Centro-Oeste continua liderando a movimentação de vendas do Black Friday, com pretensão de compra de 36%, logo atrás fica a região Nordeste com 32%, seguida pela região Sudeste com 29%, fechando com a região Sul com apenas 9% da pretensão de compra para o evento.
“É interessante acompanhar o quanto as redes sociais no Brasil tem aberto espaço para datas comemorativas estrangeiras. Sejam datas de compra como o Black Friday, sejam outras formas de expressão cultural, como o Halloween. Em termos de mercado, o importante é entender estes fenômenos e explorá-los com cuidado. De toda a maneira, varejo e indústria de bens duráveis podem ficar animados com a previsão de compras para o próximo dia 28.”, aponta o presidente da Hello Research, Davi Bertoncello.