Com o objetivo de desenvolver campanhas de marketing direto que gerem maior efetividade, o BMG – Banco Minas Gerais contratou a Direkt, empresa de marketing direto, para a construção do database marketing. A Instituição sentiu a necessidade de aprimorar os processos e metodologias de gerenciamento de campanhas junto aos clientes. Para isso, a empresa irá apoiar o banco na organização dos dados cadastrais e transacionais.
Direcionadas para clientes de cartão de crédito, veículos (CDC) e empréstimo consignado, as campanhas agora são realizadas de forma assertiva devido à identificação do perfil mais adequado de cada público nas campanhas (cross selling/up selling). O tratamento dos dados é realizado semanalmente pela Direkt que conta com ferramentas como Oracle (banco de dados), Datacare (tratamento) e Qlikview que é o sistema de frontend para consulta e exploração do DBM.
“O tratamento da base de dados é essencial para empresas de qualquer porte e/ou segmento, principalmente quando falamos do mercado financeiro, onde tramitam milhões de dados e transações diárias devido ao elevado número de clientes e prospects, sejam físicos ou jurídicos. Nesse caso é mais que fundamental contar com a terceirização desse tipo de serviço. Além de manter a base de dados preparada para realização das campanhas, evitando prejuízos com dados inativos, o próprio contato com o cliente melhora de forma considerável, pois é possível segmentar a informação necessária para a pessoa certa”, explica Erich Muller, coordenador do projeto na Direkt.