A Nokia liderou em outubro, pelo nono mês consecutivo, o ranking de imagem entre as fabricantes de celulares na Internet colaborativa brasileira, seguida de perto pela Apple e pela Sony Ericsson. Apesar de registrar mais comentários positivos do que a fabricante do Iphone, a empresa obteve cerca de 50% menos comentários em blogs e comunidades virtuais.
As informações são do IC Digital Index – Aparelhos Celulares, levantamento realizado mensalmente pela agência de comunicação Imagem Corporativa. O índice analisa a imagem das sete fabricantes de celulares mais comentadas nos espaços sociais da web e que tenham canais oficiais de distribuição no Brasil. A Nokia ocupa o primeiro lugar no ranking desde o início do levantamento, em fevereiro deste ano.
Os assuntos de destaque durante o período analisado foram lançamentos e design de aparelhos, as novas tecnologias de conexão com Internet e download de aplicativos como vídeos e jogos para celular. Em menor escala foram citados atendimento em lojas e bloqueio de aparelhos. Foi observada uma tendência de comparação entre o modelo N95, da Nokia, e o Iphone, da Apple, apresentados pelos internautas como concorrentes diretos em função da tecnologia apresentada pelos aparelhos.
O IC Digital Index analisou 1.200 posts em blogs (os 200 registros mais importantes de cada uma das marcas em número de acessos) e 700 comunidades no Orkut (as 100 mais representativas de cada uma das marcas), avaliando o teor dos comentários publicados em cada um deles. A colocação final de cada empresa no ranking é determinada pela ponderação entre o número de comentários positivos e negativos e relevância dos blogs ou comunidades dedicados a ela. Desta forma, são levadas em consideração as presenças quantitativa e qualitativa das empresas na web.