O novo Código de Autorregulamentação foi elaborado de modo a recomendar boas práticas para o envio de e-mail marketing a partir de qualquer plataforma, inclusive de websites. O artigo 8˚ do documento trata de um recurso muito utilizado em páginas web, que é o “Indique a um Amigo”. Como ele permite o envio de mensagens de um usuário para outro de seu relacionamento, pode ser considerado um pequeno sistema de envio de e-mail marketing. Por meio das recomendações do Código, a Virid Interatividade Digital, especializada em envio e gestão de e-mail marketing, preparou dicas sobre como implantar este recurso de forma transparente no website:
1. O conteúdo a ser enviado deverá ser escolhido pelo visitante da página web: isto significa que, se o website tiver páginas dedicadas a cada conteúdo individualmente, o recurso de “Indique a um Amigo” pode constar em cada uma delas, facilitando o envio do conteúdo desejado pelo visitante. Além disso, a mensagem de e-mail marketing enviada não poderá conter quaisquer informações não apresentadas ao visitante remetente, como publicidade ou outros assuntos não selecionados.
2. Insira campos: pode existir um campo que possibilite ao visitante inserir comentários ou outras informações que julgar pertinentes e sobre as quais assumirá inteira responsabilidade Estes comentários serão exibidos no corpo da mensagem de e-mail marketing enviada ao destinatário, de forma que fique claro que o autor dos comentários é o usuário visitante do website.
3. Coloque o endereço na mensagem: na mensagem enviada ao “Amigo”, o campo Remetente (From:) deve conter o endereço de e-mail do visitante do website que encaminhou o conteúdo ou o endereço do proprietário do website. Neste último caso, o endereço do visitante que indica o conteúdo deve constar no corpo da mensagem. O campo Destinatário (To:) deve conter o endereço de e-mail do “Amigo” que receberá a indicação.
4. Mantenha a ética: O proprietário do website não poderá utilizar os endereços fornecidos no formulário de “Indique a um Amigo” como parte de sua base de relacionamento, a não ser que os proprietários destes endereços já tenham previamente preenchido um cadastro opt-in autorizando o recebimento de e-mail marketing. O fato de um usuário utilizar o recurso não significa a permissão para o recebimento de qualquer mensagem enviada pelo proprietário do website.