BPM como saída para crise



A adoção das melhores práticas de BPM (Business Process Management ou gerenciamento de processos de negócios) pelas empresas pode gerar corte de gastos de até 20% em custos operacionais já no primeiro ano de implementação. A informação é do Gartner, fornecedor de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia. De acordo com o instituto, o BPM está sendo aplicado, durante a crise econômica mundial, como um mecanismo de corte de custos nas companhias, fazendo parte dos investimentos de cerca de um terço das empresas analisadas.

 

Um estudo realizado durante o BPM Gartner Summit 2009, em fevereiro, na Inglaterra, aponta que 70% dos participantes eram funcionários de empresas que estão enfrentando dificuldades financeiras e acreditam que o BPM possa ser o fator de salvação no atual cenário econômico. O Gartner recomenda que as companhias utilizem o BPM como uma tecnologia para otimizar o desempenho dos processos empresariais de ponta a ponta e para solucionar desafios e complexas relações de negócios.

 

“O BPM traz maior clareza aos processos, tornando-os visíveis a gerentes de negócios e TI e permitindo que os departamentos trabalhem em conjunto, alterando métodos mais rapidamente e oferecendo maior precisão no corte de gastos”, explica Janelle Hill, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

 

Mercado em expansão – Ainda que a demanda pela implementação de melhores práticas de BPM como ferramenta de redução de custos esteja em expansão, a analista do Gartner alerta para os cuidados no processo de gerenciamento desta tecnologia. “Várias organizações estão adotando o BPM sem aplicar suas disciplinas pelo centro de competência do processo de negócio (BPCC), comprometendo os resultados esperados e colocando em risco todo o projeto de implementação”, afirma Janelle.

 

Diversas disciplinas de BPM, como gerenciamento de desempenho, análise e descoberta, têm um melhor suporte com o uso de BPM. A competência nas habilidades destas disciplinas deverá se tornar imprescindível para os profissionais de negócios. “Os BPMs de hoje representam o estado da arte para os gerentes de negócios administrarem claramente as operações diárias”, diz Janelle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima