O Bradesco e a Chronos, empresa de tecnologia na área financeira e transmissão de dados, firmaram contrato que garante ao varejo a possibilidade de atuar como correspondente bancário e tornar o crédito e as alternativas de investimento acessíveis aos 40 milhões de brasileiros economicamente ativos, mas sem conta em banco. O correspondente bancário oferece à população a facilidade de efetuar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás nos estabelecimentos comerciais credenciados, em um horário maior que o dos bancos.
Para João Argon, presidente da Chronos, o correspondente bancário traz
benefícios operacionais e financeiros tanto ao comércio como aos bancos e ao consumidor. “O comerciante atrai o consumidor com os serviços
adicionais e gera maior fluxo na loja. Para os bancos, é uma possibilidade única de estar mais próximos de seus clientes”, explica. “Já o consumidor, especialmente aquele que não tem condições de usar meios elitizados de acesso ao banco, passa a contar com os mesmos serviços bancários de uma forma mais simples e próxima”, completa.
Por meio dessa parceria, a rede de supermercados Coop, a décima no ranking Abras, já atua como correspondente bancário em 18 lojas localizadas principalmente na região do ABC paulista. O convênio prevê o pagamento dessas contas não só em dinheiro, mas em cheque, além do pagamento, em boletos, de IPVA, licenciamento e transferência de veículos, DPVAT, fichas de compensação próprias ou de bancos. O lojista poderá também receber depósitos à vista, a prazo e poupança, aplicações, resgates, pedidos de empréstimos e financiamentos.