Depois da constituição da joint venture MPO, Mobile Payment Operator realizada no final de 2011, a Claro e o Bradesco anunciam o primeiro resultado da parceria, que inclui a emissão de cartão pré-pago cobranded (moedeiro) pelo celular e a utilização de tecnologia sem contato/NFC (Near Field Communication).
As iniciativas estão em fase avançada de desenvolvimento e estarão disponíveis aos clientes até o terceiro trimestre de 2013. “O pagamento por meio do celular é uma tendência natural na medida em que os aparelhos vêm incorporando novos serviços de valor agregado, além da voz. Diante desse cenário, acreditamos que a união da expertise de bancos e operadoras pode viabilizar a realização desses pagamentos móveis em escala no país”, aponta Carlos Zenteno, presidente da Claro no Brasil.
NOVIDADES
Moedeiro Cobranded: trata-se de um cartão pré-pago vinculado a uma linha de celular Claro (pós ou pré-paga), que poderá ser utilizado para realização de compras, pagamento de contas, saques, consultas de saldo, transferências e recarga do celular. Além disso, poderá ser utilizado nas máquinas de autoatendimento do Bradesco Dia e Noite e nas lojas da Claro para carregamento, consulta e movimentação de saldo.
NFC, Near Field Communication: tecnologia que possibilita transmissão e captura de transações de cartões de crédito, débito e pré-pagos em estabelecimentos comerciais habilitados, pela simples aproximação do celular ao terminal. O pagamento por aproximação com o cartão Bradesco nos celulares da Claro visa oferecer maior velocidade e conveniência nas compras em segmentos de varejo que demandam rapidez no atendimento (como exemplo, em cafeterias), além de tornar a compra mais segura, uma vez que não há a necessidade de manipulação do cartão por terceiros.