Pesquisador da USP aponta Arezzo, Mercur, Banco BV, Special Dog, Dengo entre as companhias que melhor desempenham papel social, ambiental e de governança no País
As empresas que atuam no País se encontram bem posicionadas entre os três primeiros dos cinco níveis de maturidade existentes para mensurar o grau de aplicação do conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) – sobrevivência, regulação e reputação -, sendo que os níveis 4 e 5 – sustentabilidade e regenerativo – são os que identificam as organizações que já adotaram e consolidaram as boas práticas.
As informações fazem parte da pesquisa “Melhores para o Brasil”, apresentada por Pedro Paro, pesquisador de doutorado da USP e CEO e fundador da Humanizadas, empresa de avaliação multistakeholder em ESG com uso de inteligência de dados, durante evento realizado em São Paulo (SP). “Alcançar todos esses níveis demanda coragem. O mercado brasileiro revela crises na relação com seus públicos de interesse, dos acionistas ao consumidor final, de governança, liderança e significado. Enquanto isso, as Melhores Para o Brasil revelam um novo modelo de gestão e geram um valor compartilhado em cadeia, além de possuírem um retorno financeiro 615% superior a índices tradicionais como o IBOV (antigo Ibovespa) no longo prazo”, comentou o especialista.
Pessoas estão no centro da questão
O evento contou também com uma premiação para as organizações mais bem avaliadas de acordo com a metodologia da Humanizadas, separadas por categorias – financeiro, varejo, consultoria, saúde, entre outros – e ainda com dois painéis sobre “ESG e Nova Economia” e “Disrupção na Gestão de Pessoas: Competências, Lideranças e Práticas Corporativas”.
O principal ponto trazido pelo relatório e também muito debatido durante os painéis, foi sobre pessoas. De acordo com Fabiano Rangel, head de desenvolvimento organizacional da Leão, participante do encontro, “o mundo está cada vez mais flexível e adaptável a mudanças, com novas e antigas gerações todos os dias debatendo questões importantes sobre qualidade de vida, carreira, meio ambiente e problemas sociais. A organização se propõe a se desafiar o tempo todo a partir das pessoas. Quando você contrata, não contrata um dress code e sim uma pessoa como ela é, ou seja, com seu físico, história, habilidades, competências e tudo isso faz parte da pessoa e reconhecer e valorizar essa integralidade e o que permite às pessoas aportarem o melhor do seu potencial”. Enquanto para Lívia Zappa, diretora de gente e gestão da CPI Tegus, “antigamente se pensava que era possível educar um colaborador com advertência ou suspensão. Mas as lideranças evoluíram. Hoje devemos fazer a autogestão e dar autonomia às pessoas, ter integralidade e cuidado nas relações. As pessoas são capazes de dar o melhor delas quando se cria confiança”.
Para João Paulo Figueira, gerente de desenvolvimento sustentável da Special Dog – uma das empresas premiadas do evento — a sustentabilidade vem sendo reconhecida, gradativamente, como um diferencial competitivo. “Hoje, entre os principais players do mercado petfood, qualidade do produto é um parâmetro bem estabelecido e que não difere significativamente as marcas – é um padrão de mercado que precisa ser atendido. Então qual o novo diferencial que nós acreditamos? Atributos de sustentabilidade. É a relação harmoniosa e o impacto positivo que aquela empresa e seus produtos têm com o meio ambiente, o bem-estar animal e a vida das pessoas — é fazer negócios com valores. E essa mudança só é possível através da construção de um novo mindset — ético, consciente, empático e inovador”.
Resumindo, Pedro Paro comentou que “não importa o tamanho de uma empresa ou quantos anos de existência tenha, e sim a mentalidade que ela põe em cima das situações. A linha de raciocínio do ESG é a seguinte: “quanto maior o problema da sociedade e do planeta que uma empresa resolve, mais precisamos dessa empresa”.
Fundamentos da pesquisa
O relatório tem como proposta extrapolar os indicadores existentes no mercado, que se limitam a olhar resultados restritos e sem base ESG, trazendo diversos apontamentos sobre como andam a cultura e clima organizacional, meio ambiente, conscientização de lideranças, relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores. Foram 198 empresas avaliadas (entre, Arezzo, Mercur, Banco BV, Special Dog, Dengo, Magalu, Elo7, etc), que juntas somam R$ 221 bilhões em faturamento, empregam 108 mil pessoas e impactam 51 milhões de clientes e 232 mil fornecedores e parceiros. “As Melhores para o Brasil são apenas 1,6% do nosso PIB, mas já criam um retorno positivo de valor para todos os stakeholders. Precisamos ter consciência da nossa força, das ações, mas ainda precisamos ampliar o impacto das Melhores para o Brasil, pois temos muitas empresas que têm medo de ouvir pessoas”, concluiu o pesquisador.