A 15ª edição do “Os Poderosos do Varejo Global”, desenvolvido pela Deloitte em parceria com a Stores Media, destaca o crescimento das vendas dos 250 maiores varejistas, que chegou a 5,3%. O primeiro no ranking da América Latina é o Grupo Pão de Açúcar. Entre os dez primeiros colocados na região, encontra-se outro brasileiro, as Lojas Americanas, na quinta posição. Considerando o ranking global o Grupo Pão de Açúcar está em 45º e as Lojas Americanas em 158º. O grupo Walmart, dos Estados Unidos, está na liderança, seguido do Carrefour (França) e da Tesco (Reino Unido).
“Nosso país tem se mostrado muito forte no setor varejista e as duas empresas ranqueadas demonstram um crescimento contínuo. Para o próximo ano, considerando todas as mudanças em nossa economia, existe uma grande probabilidade de termos outras empresas brasileiras nessa pesquisa”, analisa Reynaldo Saad, sócio-líder para o atendimento às empresas do setor varejista da Deloitte.
Mas, para continuar a crescer, o Brasil precisa se adequar as novidades do setor que hoje já são fortes no mundo, segundo Saad. “Para o novo consumidor, que sempre esta à procura de novos produtos e melhorias, é importante pensar que a venda é apenas o início de uma relação de que deve ser de confiança. A fidelização da marca é um dos maiores desafios para o varejista”, completa.