Brasileiro acredita em 2018 melhor

Em um ano marcado por eleições e Copa do Mundo, os brasileiros está cheio de expectativas positivas. Segundo a pesquisa Monitor Satisfação, realizada pela Perception, em conjunto com a Engaje! Comunicação, 61% dos entrevistados acreditando que ficarão satisfeitos com 2018, enquanto 28% seguem neutros e 11% pessimistas. Uma inversão do sentimento em relação à 2017, ano que praticamente metade dos brasileiros prefere esquecer, com 45% insatisfeitos, contra 33% de satisfeitos e 22% de neutros.
Tanto para os infelizes com 2017 quanto para os entusiasmados com 2018, o que pesa mais é o bolso. A situação econômica pessoal foi o fator mais indicado pelos insatisfeitos com o ano passado, citado por 39% deles, e também o principal fator de expectativa positiva com 2018, apontado por 47% dos entrevistados que disseram acreditar que ficarão satisfeitos este ano.
Mesmo com o otimismo com 2018, a pesquisa Monitor Satisfação aponta que o ano começa com poucos planos para o aumento do consumo de itens não essenciais. Entre as sete categorias analisadas, apenas lazer (com 54% indicando que irão consumir mais lazer fora de casa e 52% ampliarão o lazer em casa) e cuidados pessoais (38% consumirão mais, versus 14% dizendo que consumirão menos) apresentaram tendência de alta. Já no que diz respeito a eletroeletrônicos, alimentos supérfluos e eventos esportivos, existe equilíbrio entre os que pretendem consumir mais ou menos, com parcela importante dizendo que consumirá o mesmo.
COPA E ELEIÇÕES
O estudo revela ainda que, enquanto o Mundial da Rússia deverá contar não apenas com uma torcida otimista como também com uma forte audiência, as eleições são percebidas como um ´mal necessário´. Segundo a pesquisa, realizado entre 1 e 5 de fevereiro com 805 brasileiros com 18 anos ou mais, das classes A, B e C, moradores de todas as regiões do país, o trauma com os 7 a 1, em 2014, está superado. Ele aponta que 75% dos brasileiros estão otimistas com o desempenho da seleção na Copa do Mundo da Rússia.
O ânimo dos brasileiros com a Copa deverá se refletir na audiência, já que 85% dos entrevistados afirmaram que devem acompanhar o torneio, sendo que 49% pretendem assistir não só aos jogos do Brasil, mas também aos de outros países. Mas apenas parte desta positividade com o futebol se transfere para a expectativa da população com relação a 2018, uma vez que apenas 43% dizem que a Copa influencia seu astral para o ano – sendo que este índice sobe para 46% na classe C e cai a 37% nas classes A e B.
Já as eleições têm efeito contrário. O simples fato de que irão ocorrer deixa 42% dos entrevistados insatisfeitos (20% deles extremamente insatisfeitos), contra 30% de neutros e apenas 28% de satisfeitos. Esse pessimismo se reflete também na expectativa com relação à escolha de um novo presidente. Quando questionados sobre o que esperam do novo chefe do Executivo, apenas 35% apontaram acreditar que ele será bom, enquanto 30% acham que será ruim e outros 35% que não será nem bom nem ruim.
Mesmo desanimados com as urnas, o estudo apontou que, para a maioria dos brasileiros, a economia deve entrar nos trilhos depois das eleições de outubro. Um total de 46% da população adulta acredita que ela irá melhorar depois da votação, contra 33% que acha que ficará igual e 20% que avalia que irá piorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima