Brasileiro ainda está inseguro com economia

O brasileiro ainda teme a situação econômica que viverá em 2015 e, por conta disso, acaba cuidando mais do seu orçamento, segundo relata o levantamento feito pela Kantar Worldpanel sobre as expectativas do consumidor neste ano que se inicia. Segundo a pesquisa, a confiança no país no ano passado era de 81% e atualmente caiu para 68%. Em grau de importância, o brasileiro se preocupa com a falta de segurança e o excesso de violência (64%), saúde e estado físico (49%), aumento de preços e inflação (42%), aquecimento global (33%) e com a crise econômica do país (22%).
Mesmo com todas as movimentações e incertezas, o levantamento mostra que apesar de se prevenirem financeiramente os consumidores não fazem questão de abrir mão de algumas categorias durante suas compras. Ainda segundo a pesquisa, produtos considerados premium e que ajudam na praticidade do dia a dia ainda são prioridade no carrinho do brasileiro neste ano. 
 
Já na hora de ir ao ponto de venda, foi possível analisar que os consumidores querem mais praticidade, atenção ao escolher seus produtos e inovação, mas ainda assim 73% deles acham os preços muito altos, além de não terem tempo para ficar nas lojas pesquisando promoções ou produtos mais baratos. Em contra partida, 66% gostam de receber informações na hora de comprar, saber os benefícios e a melhor maneira de usar os produtos, já 61% têm o orçamento limitado e comparam os preços entre os pontos de venda. 
O estudo mostra também que a atenção dada ao consumidor é peça essencial para que ele volte a comprar no estabelecimento. Entre os entrevistados, 50% reclamam desta falta de atenção, outros 44% são experimentadores e dizem não conseguir provar os produtos antes de comprar, e 42% afirmam que sempre estão em busca de novidades e comprando produtos novos para provar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima