O brasileiro está de olho no amanhã, como mostra a terceira edição da pesquisa da MetLife sobre benefícios para funcionários. O estudo destaca que quase quatro em cada dez trabalhadores brasileiros (39%) mantém um plano privado de aposentadoria, um aumento de 17 pontos em relação à pesquisa anterior, em 2011, a qual apontou que apenas 22% da população possuía tal benefício.
Aproximadamente metade dos funcionários brasileiros que responderam à pesquisa relatou ter feito algum planejamento para a aposentadoria, o que significou um aumento de 19 pontos quando comparado há dois anos. A maior preocupação para 75% dos trabalhadores brasileiros em relação à aposentadoria é ter condições de pagar assistência médica, índice cinco pontos acima do resultado de 2011. A pesquisa revelou ainda que as mulheres (85%) se preocupam mais com essa questão que os homens (67%).
O estudo também mostra que 60% dos entrevistados afirmaram estar avaliando a necessidade de se contratar um seguro de vida para a família, 12% a mais do que em relação à pesquisa anterior. “O RH e os gestores de benefícios vão precisar descobrir maneiras de aumentar a satisfação profissional dos funcionários e fechar a lacuna da lealdade com a empresa. Eles podem revisar os benefícios oferecidos, mas devem fazer isso em conjunto com seus colegas da comunicação, para garantir que a mensagem seja transmitida de forma eficiente e atingindo todos os níveis da hierarquia”, destaca Maria Morris, chefe da área de benefícios a funcionários da MetLife.