A maioria dos varejistas (90%) acreditam que as filas para atender o consumidor atrapalham as vendas do negócio, segundo pesquisa divulgada pela FCDLESP, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, realizada com as CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) na última semana de julho. Por outro lado, o estudo aponta que 66% dos comerciantes acham que as filas podem atrair consumidores para entrar na loja, entretanto, o mesmo levantamento também mostra que 78% dos lojistas veem as filas como motivo de desistência de compra, principalmente na hora do pagamento.
“Ver muitas pessoas nas lojas no primeiro momento pode parecer positivo, que o estabelecimento é de qualidade ou que tem promoções interessantes, porém, a experiência lá dentro pode não ser a mesma. Sem contar que muitas vezes pode parecer falta de organização” explica presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.
Outros itens também foram levantados para saber o que mais interfere na decisão de compra. Questionados sobre quais elementos mais chamam a atenção dos consumidores, 70% dos lojistas disseram que é a disposição do produto, 26% deles acreditam que é a iluminação e 4% as cores utilizadas. Stainoff conta que é necessário saber equilibrar. “Todos os elementos do estabelecimento influenciam na compra do consumidor. O ambiente é organizado? As filas são grandes, porém andam rápido? O número de atendentes dá conta da demanda? O cliente observa todos os detalhes, além do atendimento de qualidade. Uma boa experiência vai determinar se ele irá voltar ou não”, completa.