Hoje, realmente, fica difícil imaginar uma vida sem Internet. Não por menos o brasileiro não está disposto a abrir mão dela. Essa é uma das conclusões da Pesquisa Consumo na Crise, realizada pela agência nova/sb com mais de 2.800 pessoas ao longo de 12 meses. Conquista de consumo dos últimos anos, a internet é ao mesmo tempo entretenimento, informação e ferramenta para economizar. Inclusive, é tida como fundamental para o dia-a-dia da população.
No estudo, foi possível concluir, através de apontamentos dos entrevistados, que: é uma das principais conquistas de consumo dos brasileiros, nos últimos anos; se tiver que reduzir consumo, a internet é uma das últimas opções de corte; a visita a sites e aplicativos é uma das principais estratégias de pesquisa de preço, promoções, compra, busca de oportunidades de emprego; com o corte nas despesas com entretenimento fora de casa, a internet se torna cada vez mais relevante como opção de lazer doméstico.
“Os brasileiros já mostraram ao mundo que são apaixonados por se comunicar e compartilhar experiências, vide a nossa liderança em várias redes sociais. E o consumidor do país está mais atento às possibilidades de economia, sobretudo em momento de crise. Ou seja, ninguém quer abrir mão de ter um smartphone e o utilizá-lo como estratégia de economia. Há ainda perfil de brasileiros que optou por atrasar contas de consumo como luz, água e manter o celular em dia para não perder oportunidades de ofertas”, destaca Bob Vieira da Costa, sócio fundador da agência nova/sb e autor do livro “Comunicação de interesse público – ideias que movem pessoas e fazem um mundo melhor”.
Oportunidade de aprendizado
A internet é inclusive uma das principais responsáveis pelo surgimento do perfil de consumidor chamado mundialmente de “smart buyer”. Segundo o estudo, representa hoje 49% dos brasileiros. Para eles, economizar não é sorte, mas uma habilidade. São homens e mulheres com mais de 18 anos, alta afinidade com pessoas das classes C e B e educação de nível médio. Eles planejam e controlam gastos através da incorporação de hábitos como fazer lista de compras e comparação de preços.
“O smart buyer gasta tempo pesquisando preços e promoções antes de comprar, visita mais de uma loja antes de fechar a compra, utilizar redes sociais para compartilhar e buscar informações, é usuário compulsivo do Whatsapp para trocar opiniões, dicas e experiências sobre consumo e também reclama nos órgãos competentes e nas redes sociais para garantir seus direitos”, explica Sérgio Silva, diretor de planejamento e responsável pela pesquisa da nova/sb.