Brasileiro parece imune à crise financeira



O consumidor espera comprar mais no quarto trimestre. É o que mostra a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, feita pelo Provar – Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Felisoni Consultores Associados. O índice de pessoas que não pretendem adquirir itens dos segmentos pesquisados reduziu para 26,2% ante 38,2% do trimestre anterior. A queda também aparece na comparação com o último trimestre de 2007, que apontou 38,8% de rejeição.

 

“Podemos associar às boas perspectivas o otimismo do consumidor, cuja percepção não leva os rumores negativos da crise financeira mundial, além de ser tradicionalmente um período de grande movimentação no varejo em função das compras de Natal”, avalia Claudio Felisoni, coordenador do Provar/FIA. A pesquisa também avaliou uma leve alta na intenção de compras na Internet, registrando 21%. O índice é superior apontando no trimestre anterior, 11,6%.

 

Levando em conta a lista de produtos avaliados, os itens de “Informática” aparecem no topo da intenção de compra, com 13,2%, seguidos dos segmentos de “Cine e Foto”, com 12,8%, e Eletroeletrônicos, com 11%. “Essas categorias, geralmente influenciadas pelo valor cambial do dólar, ainda não sofreram alta em função do planejamento dos comerciantes, que não precisaram repassar aos produtos o aumento da moeda americana”, pondera Felisoni.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima